Brasil goleia Peru por 5 a 0 e pode voltar ao Mineirão para disputar semifinal

Marcelo Ramos
22/06/2019 às 18:04.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:13
 (Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação)

(Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação)

O destino pode ser irônico e cruel ao mesmo tempo. Com a vitória do Brasil por 5 a 0 sobre o Peru, neste sábado (22), a Seleção pode estar na rota do Mineirão. O time de Tite jogará as semifinais em Porto Alegre, mas só conhecerá o adversário na segunda-feira (24), quando termina a primeira fase. Dentre os adversários pode estar a Argentina de Messi. Mas nada está definido. Antes disso, já é sabido que, caso a Seleção vença na quinta-feira (27), o próximo compromisso será no Gigante da Pampulha.

Voltar ao Mineirão seria um acerto de contas para alguns integrantes do elenco atual, que protagonizaram o maior vexame da Seleção Brasileira. Jogadores como Thiago Silva, Fernandinho e Willian estavam em campo naquele 8 de julho de 2014, quando o time de Luiz Felipe Scolari foi goleado pela Alemanha por 7 a 1, nas semifinais da Copa do Mundo.

O jogo

A partida desta tarde pode ser considerada como uma das melhores exibições da Seleção desde que Tite assumiu como treinador. E não se trata apenas do placar dilatado, mas da postura em campo.

O Brasil jogou de forma colaborativa, sem estrelismos e necessidade de brilho individual. O melhor exemplo foi o quarto gol, de Daniel Alves, aos 8 minutos do segundo tempo. Numa tabela que foi se costurando desde o meio de campo, terminou com toque de Firmino para o lateral do PSG colocar uma pá de cal no jogo.

E toda vez que alguém buscava resolver por conta própria a finalização era infeliz. Foi assim com Everton Cebolinha (que, mais uma vez, jogou de forma brilhante) e também com Gabriel Jesus.

O Brasil foi um time intenso, que dominou o jogo do início ao fim. A posse de bola foi de quase 70%, mas de um time que buscou jogo o tempo todo. Não ficou girando bola na intermediária.

O time peruano, por sua vez, entrou em campo com a responsabilidade de pontuar para tentar beliscar a segunda posição na classificação. Mas a situação da equipe andina se complicou pela vitória de 2 a 0 da Venezuela sobre a Bolívia, empurrando o time para a terceira posição.Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação

Casemiro abriu o placar na goleada, aos 11 minutos do primeiro tempo

Os gols

Casemiro abriu o placar aos 11 minutos, numa chorada cobrança de escanteio. O volante cabeceou na trave, a bola voltou e foi, novamente, empurrada de cabeça para Gallese. Foi o primeiro gol do volante do Real Madrid com a camisa da Seleção.

O volante está vetado para a próxima partida por ter levado o segundo cartão amarelo. Um cenário que remete a um passado recente, quando ficou de fora com a decisão com a Bélgica, na Copa de 2018.

Aos 18, Firmino marcou um gol legítimo de videogame. O goleiro Gallese foi cobrar um tiro de meta e bateu em Firmino, a bola foi na trave e voltou nos pés do craque do Liverpool. Quem jogou "FIFA Soccer", nos anos 1990, sabia que o bloqueio sempre funcionava.

Aos 31 da etapa inicial, Everton Cebolinha recebe pela esquerda e bate cruzado de fora da área e amplia para o Brasil. No segundo tempo, aos oito minutos, Daniel Alves tabela com Arthur, toca para Firmino, que devolve para o capitão bater rasteiro para o desespero de Gallese.

Aos 42 minutos, com a fatura já liquidada, Willian, que entrou no lugar de Coutinho, pegou sobra de fora da área e bateu cruzado. O placar poderia ter sido ainda maior se Gabriel Jesus não tivesse desperdiçado uma cobrança de pênalti, já nos acréscimos.

O próximo compromisso da Seleção será na quinta-feira (27) às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, casa de Everton Cebolinha. O adversário será decido na segunda-feira (24) e pode dar Alemanha.

FICHA DO JOGO:

Peru 0 x 4 Brasil

Motivo: Partida válida pela 3º do Grupo A da Copa América

Peru
Gallese; Advíncula, Araújo, Abram e Trauco; Tapia, Yotún, Polo e Farfán; Cueva (Ballón) e Paolo Guerrero (Gonzáles)
Técnico: Ricardo Gareca

Brasil
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Felipe Luís (Alex Sandro); Casemiro (Allan), Arthur, Philippe Coutinho (Willian) e Everton; Firmino e Gabriel Jesus
Técnico: Tite

Gols: Casemiro, aos 11 min, Firmino aos 18 min e Everton aos 31 do 1º tempo, Daniel Alves, aos 8 min, e Willian, aos 44 min do 2º tempo.
Cartões amarelos: Casemiro e Thiago Silva (Brasil); Advíncula e Yotún (Peru).
Arbitragem: Fernando Rapallini (ARG), auxiliado por Hernan Maidana (ARG) e Eduardo Cardozo (PAR); VAR: Andres Rojas (COL)
Local: Arena Corinthians
Público: 45.067
Renda: R$ 10.009.095

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por