Brasil vence Itália e conquista o tricampeonato olímpico no vôlei masculino

Bruno Moreno e Henrique André
Enviados Especiais
21/08/2016 às 15:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:29
 (Juan Mabromata/AFF)

(Juan Mabromata/AFF)

RIO DE JANEIRO - Foi emocionante, mas não angustiante. Ao contrário do inédito ouro olímpico no futebol masculino, conquistado com muita tensão na noite deste sábado (20), a seleção masculina de vôlei conquistou a terceira medalha de ouro olímpica na tarde deste domingo (21), nos Jogos Olímpicos Rio 2016, ao derrotar a Itália, por impressionantes 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 28/26 e 26/24. Com Neymar e milhares de torcedores na arquibancada, Wallace sacou para o último ponto, e o bloqueio duplo de Lucão e Luiz Felipe parou o ataque italiano.

O Brasil já havia sido campeão olímpico em Barcelona 1992 e Atenas 2004. A seleção também é dona de três pratas: Los Angeles 1984, Pequim 2008 e Londres 2012, quando perdeu o título para a Rússia, que aqui no Rio de Janeiro foi despachada por 3 a 0, na última sexta-feira.

A seleção começou o jogo atrás do placar, mas logo igualou as ações e ganhou vantagem. A tônica do segundo set foi quase a mesma do primeiro. O Brasil começou atrás, perdendo por 4 a 1, mas logo tomou as ações da partida.

Na sequência, esbarrou no bloqueio em algumas oportunidades, mas seguiu firme, com a força de Wallace e Lucarelli. Lipe também explorou bastante a barreira italiana. Este, por sua vez, foi o nome da segunda etapa. 

Com muita garra e qualidade no ataque, ele ajudou a seleção a aumentar a vantagem. No final, porém, um susto. Após abrir 24 a 22, o Brasil levou a virada, após erros infantis. Mantendo a calma e partindo pra cima, o time de Bernardinho conseguiu fazer 28 a 26 e fechar o set.

No terceiro set, o jogo também foi muito disputado, ponto a ponto, mas erros dos italianos e a eficiência do ataque brasileiro contribuíram para que o ouro viesse.

Na campanha olímpica até o título, o Brasil derrotou o México, o Canadá, a França e a Argentina, todos por 3 a 1, e a Rússia, por (3 a 0). Perdeu apenas para a Itália e para os EUA, ambos por 3 sets a 1, na fase classificatória.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por