etapas do circuito mundial

Brasil Wake Open reúne elite do wakeboard em Nova Lima

Competição internacional acontece entre 16 e 18 de maio e marca a primeira etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/05/2025 às 21:55.
Wakeboard em BH - Lagoa dos Ingleses (Bruno Soares)
Wakeboard em BH - Lagoa dos Ingleses (Bruno Soares)

A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sedia entre os dias 16 e 18 de maio o Brasil Wake Open, maior evento de wakeboard do país e uma das etapas do circuito mundial da modalidade. Com disputas na Lagoa dos Ingleses, o campeonato também servirá como seletiva para os Jogos Pan-Americanos Sub-21, previstos para 2026 no Paraguai.

Realizado há duas décadas, o evento é organizado pela agência Dibbra e contará com mais de cem atletas nacionais e internacionais. Na última edição, em 2024, o campeonato atraiu mais de cinco mil espectadores ao Clube Serra da Moeda, local que volta a receber a programação deste ano, que inclui música, gastronomia e atrações de bem-estar.

A competição é homologada pela Associação Brasileira de Wakeboard (ABW) e soma pontos para o ranking global da Federação Internacional de Wakeboard e Esqui Aquático (IWWF). Estão confirmadas as presenças de atletas como Jake Pelot (EUA), os irmãos argentinos Kai e Ulf Ditsch, além de nomes brasileiros como Marcelo Giardi (Marreco), Mariana Nep e sua filha Maria Giardi, de apenas oito anos.

As atividades começam na sexta-feira (16) com as eliminatórias das categorias de base. No sábado (17), as disputas seguem nas principais categorias, acompanhadas de sessões de treinamento funcional ao ar livre e outras atrações promovidas por patrocinadores. No domingo (18), ocorrem as finais e a cerimônia de premiação.

Além da competição esportiva, o Brasil Wake Open também movimenta o setor turístico da cidade, com apoio da Prefeitura de Nova Lima e empresas como Cerveja Sol, Ford Brasauto e Copa Airlines. De acordo com dados do IBGE, o município tem um dos maiores PIBs per capita do país e é responsável por abastecer grande parte da água consumida na capital mineira.

O evento faz parte do calendário oficial da ABW e a expectativa da organização é superar o número de inscritos da edição anterior. Os ingressos estão disponíveis online e a programação inclui ainda festas abertas ao público no fim de cada dia de competição.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por