O período de um mês em que o Campeonato Brasileiro foi interrompido para a disputa da Copa América, entre junho e julho, gerou muita expectativa sobre o desempenho das equipes na volta da principal competição do país.

Passadas quatro rodadas após a retomada do Brasileirão, as equipes mineiras vivem momentos bem distintos no torneio. 

Com oito pontos – duas vitórias e dois empates – o Atlético é o terceiro melhor time pós-Copa América, empatado com o Corinthians. O Galo marcou seis gols e sofreu três nos duelos em questão. Os números são do site FUTDADOS.COM

O Alvinegro vem de vitórias sobre Chapecoense e Cruzeiro e empates contra Fortaleza e Goiás, o que gera um aproveitamento de 66,7% dos pontos no período.

Embalado pela boa sequência no torneio nacional, a equipe comandada pelo técnico Rodrigo Santana ocupa a 4ª colocação na tabela de classificação, com 24 pontos, mesma pontuação do Flamengo, que leva vantagem no saldo de gols (9 a 6).

O líder do campeonato é o Santos, com 32 pontos, seguido pelo Palmeiras, que tem 28 pontos.

A próxima partida do Galo pelo Brasileirão será neste sábado (10), às 21h, contra o Fluminense, no Independência, pela 14ª rodada da competição.

Cruzeiro

Há 10 jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro viu o mal momento no torneio se acentuar no período pós-Copa América.

Nas últimas quatro rodadas, a equipe celeste aumentou o jejum de vitórias na competição. A Raposa empatou com Botafogo e Bahia e foi derrotada por Athletico-PR e Atlético. No período, foram quatro gols sofridos e nenhum marcado.

Os dois pontos em 12 possíveis – que geram um aproveitamento de 16,7%- fazem com que o time estrelado seja apenas o 16º melhor time do Brasileirão após a retomada da disputa. 

Já na classificação geral do campeonato, a situação do Cruzeiro é ainda mais delicada. Com 10 pontos em 13 jogos, a Raposa é a 18º colocada, ocupando a zona de rebaixamento.

O próximo desafio da equipe celeste no Campeonato Brasileiro será no domingo (11), às 16h, contra o Avaí, no estádio da Ressacada, em Florianópolis.

Antes, a Raposa tem pela frente o Internacional, nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil.

Santos dispara

O grande destaque do pós-Copa América é o Santos. Com quatro vitórias em quatro jogos, o Peixe é o único time com 100% de aproveitamento no período.

A equipe comandada pelo técnico argentino Jorge Sampaoli vem de vitórias sobre Bahia, Botafogo, Avaí e Goiás, marcando 11 gols e sofrendo apenas dois.

 O grande momento na competição fez com que o Alvinegro Praiano desbancasse o Palmeiras e assumisse a liderança isolada do Brasileirão ao conquistar 32 dos 39 pontos disputados até o momento.

Confira a tabela do Campeonato Brasileiro após a disputa da Copa América:

Tabela do Brasileiro pós-Copa América