Mais novo campeão mundial de surfe, Adriano "Mineirinho" de Souza desembarca no Brasil na terça-feira (22) após garantir o título na última quinta-feira, no Hawaii. A chegada do atleta, nascido no Guarujá, em São Paulo, está prevista para às 10h40. Ainda no aeroporto, Mineirinho concederá sua primeira entrevista coletiva em terras brasileiras, após a conquista do título mundial.

Logo em seguida, ele seguirá para sua terra natal no litoral de São Paulo para um desfile em carro aberto pelas principais ruas da cidade. Foi lá que Mineirinho aprendeu a surfar e pegou as primeiras ondas. A cidade prepara uma grande festa para receber o melhor do Mundo.

Mineirinho é o segundo brasileiro campeão do Circuito Mundial (WCT). Dependendo de um tropeço do australiano Mick Fanning na semifinal, ele viu Gabriel Medina eliminar o rival com uma manobra certeira a três minutos do fim da bateria. O surfista de 28 anos fez sua parte: avançou à decisão com vitória sobre o local Mason Ho, bateu Medina e ergueu o troféu pela primeira vez em nove anos na elite.

Com o título nas mãos, a maior torcida agora é para que a chuva não atrapalhe a festa da próxima terça-feira. Há um ano, quando Medina voltou ao Brasil após faturar o caneco, o desfile em Maresias teve que ser cancelado devido às fortes precipitações que assolaram o litoral paulista.