Campeões mundiais exaltam coesão do grupo de Felipão

Agência Estado
07/05/2014 às 13:57.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:28
 (CBF/Divulgação)

(CBF/Divulgação)

A convocação para a Copa do Mundo, revelada nesta quarta-feira, no Rio, não trouxe surpresas para quem já foi campeão mundial com a seleção brasileira. Na opinião desses ex-jogadores, é justamente o grupo fechado, entrosado e unido que faz da equipe do técnico Luiz Felipe Scolari ser favorita à conquista ao hexacampeonato.

Para o volante Clodoaldo, campeão em 1970, o grupo de 23 jogadores tem opções variadas e suficientes para garantir o título. "Foi uma lista conservadora, com 98 ou 99% dos nomes previsíveis. Isso mostra o quanto o grupo já se conhece e, por isso, chega à Copa em condição excelente, até mesmo pela estrutura, planejamento e organização que a comissão técnica preparou", elogiou.

O ex-jogador do Santos elogiou também a inclusão de jogadores reservas com características semelhantes às dos titulares e disse que achou surpreendente as convocações do zagueiro Henrique, do Napoli, e do lateral-esquerdo Maxwell, do Paris Saint-Germain.

Pepe, ex-ponta do Brasil nos títulos de 1958 e 1962, também gostou da lista de Felipão. "Ele foi coerente e chamou todos com quem vinha trabalhando. É um técnico rigoroso, que sabe unir os jogadores e tem um grupo muito bom e disciplinado", comentou.

Parceiro de Pelé na época que atuavam pelo Santos, Pepe destacou que jogar a Copa em casa é um grande diferencial. "Nas duas Copas em que estive, a seleção jogou contra os países-sede (Suécia e Chile) e o apoio da torcida era imenso, fez as partidas ficarem mais difícil", contou.

Quando foi campeão mundial em 1994, Gilmar Rinaldi tinha 35 anos e era o mais experientes do grupo. Na convocação de Felipão, o ex-goleiro analisou que faltam atletas com mais bagagem. "O time que vai para a Copa é bom, com grupo coeso, mas com pouca experiência. Quem vai suprir isso será o Felipão e o Parreira (coordenador técnico da seleção)", afirmou.

AUSÊNCIAS - Os campeões mundiais também lamentaram a ausência de alguns jogadores brasileiros que estão se destacando no futebol europeu. "O goleiro Diego Alves vai fazer falta. Ele tem se destacado no Valencia e na minha lista teria presença certa", disse Gilmar Rinaldi, que também elogiou a convocação de Victor, do Atlético.

"A ausência do zagueiro Miranda foi a mais sentida. Ele tem feito uma temporada espetacular pelo Atlético de Madrid e jogado muito bem na Liga dos Campeões", comentou Pepe.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por