'Campeonato do G-6' começa neste domingo, e Atlético tem desafio de deixar a lanterna

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
24/08/2018 às 20:14.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:06
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

As chances de o título brasileiro de 2018 ficar com um deles é de 99,8%, segundo o site Probabilidades no Futebol (www.mat.ufmg/futebol), mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG. Este número evidencia que apenas os integrantes do G-6 brigam pela taça da Série A mesmo ainda faltando 18 das 38 rodadas da competição para serem disputadas.

“Esses 99,8% de chances mostram que, na prática, apenas os times do G-6 têm chances de chegar ao título”, afirma o professor Gilcione Nonato da Costa, responsável pelo site.

Este cenário faz com que as 15 partidas entre os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro sejam os verdadeiros “jogos de seis pontos”. E o primeiro deles já acontece neste domingo (26), quando o vice-líder Internacional recebe o quinto colocado Palmeiras às 19h, no Beira-Rio, numa das partidas que fecham a 21ª rodada.

Clique para ampliar

Aliás, receber os concorrentes diretos à taça será uma rotina para o Colorado neste returno, pois na primeira metade da Série A ele foi visitante em todas as partidas contra os integrantes do G-6. Três desses cinco confrontos acontecem nas próximas quatro rodadas, pois na 23ª e 24ª Internacional e Grêmio visitam o Beira-Rio, respectivamente.

Os cinco jogos fora de casa, com certeza, explicam sua condição de vice-lanterna numa classificação considerando apenas os 15 confrontos já disputados entre os seis primeiros colocados do Brasileirão.

O lanterna neste “Campeonato do G-6” é o Atlético, que marcou apenas um ponto nos cinco jogos disputados. Foi no empate por 2 a 2 com o São Paulo, no Morumbi, logo na 4ª rodada.

Depois, perdeu para Flamengo e Internacional, no Independência, ambas as derrotas por 1 a 0, e para Grêmio (2 a 0) e Palmeiras (3 a 2), como visitante, nos seus primeiros jogos logo após a parada do Brasileirão para a Copa do Mundo da Rússia.

Esses dois resultados fora de casa nem podem ser considerados desastrosos, embora contra os paulistas o Galo tenha levado o 3 a 2 já nos acréscimos, pois Palmeiras e Grêmio foram os melhores times nesses confrontos entre os integrantes do G-6 no turno.

Os palmeirenses marcaram 13 pontos de 15 possíveis, com um aproveitamento de 86,7%. Já os gremistas conquistaram 10 pontos.
Mas ambos tiveram a seu favor a questão mando de campo, pois o Grêmio fez as cinco partidas contra os integrantes do G-6 em sua arena, e o Palmeiras jogou quatro vezes no Allianz Parque, em São Paulo.

Mandante diante do Palmeiras neste domingo, é bom o Internacional ficar atento, pois o único jogo fora de casa dos palmeirenses contra clubes do G-6 no turno foi em Porto Alegre, diante do Grêmio, e o time, que ainda era comandado por Roger Machado, fez 2 a 0 com uma grande atuação.

ATLÉTICO

O Atlético passa a viver seus confrontos contra integrantes do G-6 do Brasileirão na sua próxima partida em Belo Horizonte, dia 5 de setembro, quando recebe o atual líder São Paulo às 21h45, no Independência, pela 23ª rodada.

Na sexta posição, as chances de título do Galo são muito pequenas, mas de toda forma o time de Thiago Larghi precisa ultrapassar pelo menos dois concorrentes para chegar ao G-4, pois os quatro primeiros colocados do Brasileirão entram diretamente na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem. O quinto e o sexto precisam disputar duas etapas classificatórias com jogos de mata-mata.

O que pode ajudar ao Atlético é o fato de o terceiro colocado Flamengo e o quinto, Palmeiras, ainda estarem disputando as Copas do Brasil e Libertadores. E o quarto, Grêmio, estar na competição internacional.

Como o título das duas competições garante vaga na fase de grupos da Libertadores, se Flamengo, Palmeiras ou Grêmio chegarem aos títulos das duas copas estarão ajudando ao Atlético.

De toda forma, apesar de todo o benefício que pode receber, é fundamental para o Atlético não confiar nisso, pois a vaga na Libertadores deste ano foi perdida em 2017 porque o clube ficou na dependência do título do Flamengo na Copa Sul-Americana, o que acabou não acontecendo.

E para ganhar progredir no G-6, será fundamental para o Atlético vencer seus adversários diretos nessa disputa, o que o time do técnico Thiago Larghi ainda não conseguiu fazer neste Campeonato Brasileiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por