O Campeonato Mineiro 2020 já tem a fórmula de disputa definida.

Em reunião do Conselho Arbitral, realizada na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), nesta terça-feira (29), com representantes dos 12 times que estarão na disputa, ficou definido que o modelo do Estadual será igual ao realizado até 2017. 

a

O torneio será disputado em turno único, com 11 rodadas, em que os quatro melhores classificados vão disputar as semifinais, e posteriormente as finais, ambas em jogos de ida e volta. 

Com essa formatação, o desejo dos clubes da capital foi atendido, e o campeonato passa a ter 15 datas, ao invés das 16 que foram realizadas nas duas últimas edições em função da disputa do jogo único das quartas de final

Os dois piores classificados serão rebaixados para o Módulo II.

A competição terá início no dia 22 de janeiro e tem o encerramento previsto para o dia 26 de abril.

Recopa Mineira 

As novidades na próxima edição do Estadual estão por conta do Troféu Inconfidência, que reunirá do 5º ao 8º colocado, e da Recopa, que será disputada entre o melhor classificado geral do interior o campeão do Troféu Inconfidência.

Outros temas 

O arbitral também definiu que um jogador que atuar por uma equipe no Estadual não poderá defender outra na mesma edição to torneio. 

A expectativa de uma limitação no número de troca de treinadores para o Mineiro de 2020 não se concretizou, não havendo restrição nesse sentido para os clubes. 

Também ficou definido de que não haverá rodada no sábado de carnaval. O argumento é de que haveria complicações na logística e na segurança em função dos festejos, especialmente em Belo Horizonte. 

O Coimbra, recém promovido à elite do futebol mineiro, e que tem sede em Contagem, vai mandar os jogos no Independência, sendo que a preferência de datas e horários pra jogos no estádio continuam sendo de América e Atlético. 

Vão disputar o Módulo I do Campeonato Mineiro em 2020: América, Atletico, Boa Esporte, Caldense, Coimbra, Cruzeiro, Patrocinense, Tombenae, Tupynambás, Uberlândia, URT e Villa Nova.