O conselho arbitral realizado na tarde desta segunda-feira (27), na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), mobilizou representantes dos 12 clubes participantes do Módulo I do Campeonato Mineiro de 2015 e trouxe novidades.
Ficou definido que os campos adotarão a medida padrão Fifa de 105X68 metros.
A FMF deixará de cobrar dos clubes a taxa de participação - que constava no borderô de cada partida e que englobava vários itens, como a festa de abertura do campeonato e as bolas utilizadas, por exemplo. Sobre a tava de 10% sobre a renda bruta, cobrada dos mandantes, acabou sendo mantida, mas com 2% sendo destinados à comissão de arbitragem. A medida visa melhorar a estrutura do departamento e, consequentemente, melhorar o nível de preparação dos árbitros.
O Estadual terá o mesmo regulamento das últimas quatro edições, com quatro equipes se classificando para as semifinais e dois sendo rebaixados para o Módulo II. Uma possível disputa de terceiro e quartos lugares ainda está sendo estudada.
Por conta de um acerto entre a CBF e o Bom Senso FC, movimento de atletas que pede mudanças e melhorias na gestão do futebol nacional, o Mineiro, assim como outros estaduais, será reduzidos em 2015.
Em Minas, a primeira divisão será disputada de 1º de fevereiro a 3 de maio (data do segundo jogo da final).
*Atualizada às 21h