Campeonatos nacionais animam temporada do automobilismo e motociclismo em Minas

Rodrigo Gini
13/02/2019 às 00:15.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:31
 (Fernando Dilly)

(Fernando Dilly)

O fã da velocidade em Minas tem todos os motivos para se animar em relação à temporada que começa em breve. Sobre duas ou quatro rodas, o estado receberá nada menos que 10 etapas de campeonatos nacionais em diversas modalidades – número que pode aumentar com os calendários ainda em definição.
Tudo começa em 17 de março, com o Rally Baja Brasil, primeira etapa dos Brasileiros de Rally Baja e Cross-Country (carros e motos), este ano em Patos de Minas.

No dia 14 de abril, Alfenas receberá a prova de abertura do Nacional de Motocross, competição que ainda voltará ao estado em 4 de agosto na vizinha Fama e, em 1º de setembro, em Extrema, na divisa com São Paulo.

O Enduro FIM (velocidade) e a motovelocidade também não se limitam a uma visita e proporcionarão emoção em dobro. No caso da modalidade off-road, Paraopeba será sede da sexta e penúltima etapa, em 27 e 28 de julho, enquanto Patrocínio, um dos palcos mais tradicionais da modalidade, consagrará os campeões nos dias 14 e 15 de setembro.

No asfalto, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) repete a fórmula adotada ano passado e traz ao Circuito dos Cristais, em Curvelo, duas provas do Brasileiro, nas categorias Superbike 1.000cc, Supersport 600cc e Supersport 300cc: 5 de maio (segunda etapa) e 10 de outubro (penúltima etapa), sempre em conjunto com o GP Gerais.

TRUCK
O autódromo também vai se movimentar nas quatro rodas, recebendo provas de dois campeonatos nacionais. Em 15 de junho será a vez do Turismo Nacional BR, competição destinada a carros de produção com grids que superam as 40 máquinas por prova e, nos dois últimos anos, teve os irmãos mineiros Wanderson e Leandro Freitas campeões da Classe 1.

Exatamente um mês depois a pista será invadida pelos pesados, com a volta da F-Truck, acompanhada pelo Mercedes-Benz Challenge e por uma novidade, a Copa HB20, para os modelos da Hyundai.

 RÁPIDAS

DÁRIO JÚLIO VENCE O ETEL, ABERTURA

DA COPA SUL-MINEIRA DE REGULARIDADE

Depois de ficar com o terceiro lugar da categoria Master no Piocerá (enduro que atravessa Piauí e Ceará), o lavrense Dário Júlio fez ainda melhor na 21ª edição do Enduro ETEL, que abriu a Copa Sul-Mineira de Regularidade, em Luminárias. O piloto, que acumula a função de diretor da equipe oficial da Honda, foi o mais regular no elogiado percurso desenhado pelo organizador Saulo Silva, superando um adversário de luxo – o também ex-campeão brasileiro Emerson Loth, o Bombadinho, que veio do Paraná. O terceiro lugar no pódio foi ocupado por Flávio da Silva Campos, de Campos Gerais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por