A grande decisão entre Grêmio e Atlético pela Copa do Brasil foi adiada após a tragédia envolvendo a delegação da Chapecoense. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cancelou, por tempo indeterminado, o segundo confronto da final que seria disputado na quarta-feira (30), em Porto Alegre.
Em comunicado, a entidade ainda não informou sobre uma nova data para a realização da partida. "Definições a respeito deste jogo serão informadas ao longo do dia", informou por meio de nota.
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) 29 de novembro de 2016Comunicado: adiamento da final da Copa do Brasil >> https://t.co/j2UphfhkSU
O presidente do Galo, Daniel Nepomuceno, disse por meio das redes sociais que a disputa perdeu o sentido. "Com a tragédia acontecida, não há nenhum sentido na realização do jogo amanhã, diante do Grêmio. Solidariedade e respeito acima de tudo", escreveu.
— Daniel Nepomuceno (@dan_nepomuceno) 29 de novembro de 2016Com a tragédia acontecida, não há nenhum sentido na realização do jogo amanhã, diante do Grêmio. Solidariedade e respeito acima de tudo.
O Grêmio também se manifestou sobre o desastre. "Chape, estamos contigo! Manifestamos nossa solidariedade neste momento de tristeza", postou.
— Grêmio FBPA (@Gremio) 29 de novembro de 2016Chape, estamos contigo! Manifestamos nossa solidariedade neste momento de tristeza. #ForçaChape https://t.co/GMcd2LCO6o
Entre as vítimas do acidente aéreo estão os jogadores Matheus Biteco e Willian Thiego, ambos revelados pelo time tricolor.
Leia mais:
Atlético enfrentará Grêmio para impedir jejum de vitórias que não vive desde 2011
Acidente com delegação da Chapecoense deixa 76 mortos
O acidente
O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29). Autoridades colombianas confirmaram que 76 pessoas morreram. Pelo menos seis foram resgatadas com vida, contudo uma vítima não resistiu aos ferimentos.
O avião da Lamia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.
Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.