O vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Sarney, comunicou nesta sexta-feira (16), que a eleição para escolher o novo presidente da entidade acontecerá no domingo, 25 de maio.
Entre este domingo (18) e a terça-feira (20), os candidatos poderão registrar as chapas para concorrer ao cargo. No sábado (17), acontecerá a publicação do 1º edital e regulamento eleitoral. A decisão pela nova eleição acontece em cumprimento à ordem judicial do judiciário do Rio de Janeiro, que determina que o pleito seja realizado “o mais rápido possível”. A CBF está sem um comandante desde o afastamento de Ednaldo Rodrigues, ocorrido nessa quinta-feira (15).
Além do presidente serão escolhidos oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do conselho fiscal para o quadriênio 2025/2029. Conforme a CBF, o processo eleitoral ficará sob responsabilidade da Comissão Eleitoral Apartada e Independente, conforme previsão do art. 22, VI, da lei nº 9.615/98.
Entre os possíveis candidatos estão Ronaldo Fenômeno, que tentou concorrer ao cargo em março, mas desistiu após não ter apoio das federações. Além dele, surge os nomes do presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, Samir Xaud, presidente da Federação Maranhense de Futebol, e do próprio Fernando Sarney são cotados.
Leia mais