CBF: não existe dispositivo legal para jogo Chapecoense x Atlético ser cancelado; Galo sofrerá WO

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
01/12/2016 às 16:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:54

O Atlético já informou à Confederação Brasileira de Futebol de que não irá viajar para Chapecó para enfrentar a Chapecoense na última rodada do Brasileirão. A CBF dará W.O. (termo que designa não comparecimento ou impossibilidade de competir) ao Galo, uma vez que a entidade esclarece que é impossível cancelar a partida do ponto de vista regulamentário.

Em entrevista ao canal SporTV, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, esclareceu que a partida irá acontecer e haverá todo o protocolo da entidade para o duelo. Ele acrescentou ainda que a CBF já recebeu o ofício do Atlético avisando que não irá comparecer. A consequência é o Galo ser punido por W.O., sendo declarado derrotado por 3 a 0.

"A gente entende, com esta manifestação do Atlético, e isso esta presente no artigo 213, ele está justificando o não comparecimento da partida. Isso se trata do W.O., acarretando este W.O., que caracteriza na perda de 3 pontos, e um resultado de 3 a 0 negativo", disse Manoel.

A procuradoria STJD já informou que não irá denunciar o Galo, caso se confirme a ausência em Chapecó. A maior perda, então, será na ausência de possíveis três pontos, algo que não fará diferença para o Atlético e para nenhum outro clube brasileiro, já que não há possibilidades de o Galo ser ultrapassado e nem ultrapassar nenhum concorrente na tabela de classificação, fixado em quarto lugar desde que perdeu para o São Paulo na última rodada.

O mesmo vale para a Chapecoense. Sem ainda definir se entrará em campo no dia 11, pela 38ª rodada, a Chape pode se ausentar do compromisso e receber a mesma punição: W.O., derrota de 3 a 0. Com 52 pontos e em nono lugar, a Chapecoense não poderia alcançar a zona de classificação para a Libertadores e também não corre o risco de sair da zona de classificação à Sul-Americana.

"Atlético protocolou agora há pouco os seus motivos, que não irá ao jogo. Uma coisa é o que está no papel, outra é o que fará. Não basta só homologar o não comparecimento para dar o W.O. A equipe precisa estar ausente na hora da partida para que haja o W.O.", disse Manoel, que completou sobre a realização da partida:

"Todo o protocolo da partida será feito"

SUSPENSÃO DA PARTIDA
O artigo 19 do Regulamento Geral de Competições da CBF prevê a suspensão de uma partida em caso de "fato extraordinário que represente uma situação de comoção incompatível com a realização ou continuidade da partida".

Entretanto, Manoel Flores esclarece que esta condição não permite o cancelamento do jogo, apenas a sua prorrogação para uma nova data.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por