Foi definida nesta sexta-feira (8) a seleção brasileira de ginástica rítmica que vai iniciar o ciclo olímpico dos Jogos do Rio/2016. A equipe foi escolhida em uma seletiva que reuniu 25 atletas no Centro Nacional de Treinamento da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), em Aracaju, durante os últimos quatro dias.

Foram selecionadas 11 atletas, das quais seis já compunham a equipe: Beatriz Francisco Pomini, Débora Falda (ambas do Unopar/PR), Bianca Maia Mendonça (Adiee/SC), Dayanne Amaral (Agir/PR), Franciele Pereira (Assomes/ES) e Mayra Gmach (Sadia/PR). As novatas são Eliane Sampaio, Gabriela Ribeiro (ambas do Grêmio Náutico União/RS), Gabrielle Silva e Isadora Silva (ambas do Unopar/PR) e Rafaela Pedral Costa (Cris Vital GR Club/SE).

"Nós esperamos que elas se dediquem aos treinamentos e que possam representar nosso País nas competições internacionais, visando a preparação para os Mundiais, Jogos Sul-Americanos e Pan-Americanos e Jogos Olímpicos de 2016. Vamos em busca de novas conquistas para a modalidade", destacou a presidente da CBG, Luciene Resende.

"Além da parte técnica, as ginastas foram avaliadas por uma forte equipe multidisciplinar, como fisioterapeutas, ortopedistas e psicólogos do esporte. Tivemos um feedback de todos os setores, o que nos auxiliou na escolha das melhores do País. Elas estão realmente preparadas", avalia Camila Ferezin, técnica da seleção brasileira de conjunto.