Pode não ter mais o glamour de outros tempos, tampouco vai parar o país, mas sempre é um acontecimento. Hoje às 11h, na sede da CBF, no Rio, o técnico Tite revela os nomes dos 23 jogadores que buscarão o título da Copa América disputada em casa, em que a Seleção tentará dar fim ao jejum de 12 anos.

Se a expectativa é pela manutenção da base da Copa da Rússia e dificilmente Neymar deixará de ser chamado, mesmo depois de agredir um torcedor na França, a expectativa é pela presença de jogadores jovens que ganharam grande projeção na temporada europeia, como Richarlison (Everton), Lucas Paquetá (Milan) e Vinícius Júnior (Real Madrid), já testados pelo técnico nos últimos amistosos.

E se é difícil falar em surpresas, alguns jogadores vivem a justificada expectativa de integrar o grupo – caso do zagueiro celeste Dedé, convocado para os amistosos de novembro passado diante de Uruguai e Camarões, na Inglaterra.
Entre os que atuam no futebol brasileiro, boa possibilidade também para os corintianos Fágner e Cássio e para o gremista Éverton.

A preparação tem início já na terça-feira na Granja Comary, em Teresópolis, onde o grupo permanece até dia 3. Antes da estreia diante da Bolívia, dia 18, Tite terá a chance de observar o time e fazer experiências e ajustes nos amistosos contra o Catar (dia 5, em Brasília) e Honduras (dia 9, em Porto Alegre).

Meninas
Ontem foi a vez de o técnico Vadão convocar as 23 atletas que vão disputar a Copa do Mundo da França, a partir do dia 9. Com direito a uma confusão geográfica – o treinador, ao falar da Jamaica, adversário na estreia, disse se tratar de “representante da escola africana” – Austrália e Itália também estão no Grupo C.

Apenas sete jogadoras atuam no futebol brasileiro e, além de Marta, o destaque é a presença da experiente Formiga, atualmente no Paris Saint-Germain, que vai para seu sétimo mundial, aos 41 anos. A atac ante Adriana, do Corinthians, deve ser cortada da lista depois de constatada ruptura de ligamento do joelho esquerdo.

Convocadas: Goleiras – Aline (UD Granadilla Tenerife); Bárbara (Avaí); Letícia (Corinthians). Zagueiras e laterais: Camila (Orlando Pride); Érika (Corinthians); Fabiana (Internacional); Kathellen (FC Bordeaux); Letícia (Sportclub Sand); Mônica (Corinthians); Tamires (Fortuna Hjorring) e Tayla (Benfica). Meio-campistas: Adriana (Corinthians); Andressinha (Portland Thorns); Formiga (Paris St Germain) e Thaísa (Milan). Atacantes: Andressa Alves (Barcelona); Bia Zaneratto (Incheon Red Angels); Cristiane (São Paulo); Debinha (North Carolina Courage); Geyse (Benfica); Ludmila (Atlético de Madrid); Marta (Orlando Pride), Adriana (Corinthians) e Raquel (Huelva).