Cidade do Galo entra no novo catálogo do COL de CTs para a Copa

Hoje em Dia*
29/10/2013 às 16:36.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:44

O Comitê Organizador Local (COL) lançou nesta terça-feira (29), em São Paulo, um catálogo com os 83 centros de treinamentos que estão aptos a receber as seleções nacionais antes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Cada uma das 32 equipes que se classificar para o Mundial poderá utilizar um desses centros. A grande novidade ficou por conta da inclusão do "quartel general" do Atlético, a Cidade do Galo, já que, inicialmente, a diretoria alvinegra não havia se interessado em ceder seus espaços. O clube receberá a Argentina durante o Mundial. A Arena do Jacaré, juntamente com o JN Resort, ambos em Sete Lagoas, na região Central do Estado, também apareceu pela primeira vez. 

Além do centro de treinamento alvinegro, Minas Gerais contará com outras cinco sedes. Anteriormente, já haviam sido incluídas as Tocas da Raposa I e II, que foram listadas ao lado dos hotéis San Diego Pampulha e Lourdes. Como seus dois centros de treinamentos estão ofertados à entidade maior do futebol, o Cruzeiro ficará sem ter onde treinar fora de seus domínios por 52 dias, uma vez que os locais deverão ser entregues 21 dias antes antes do Mundial.

Em Ipatinga, o estádio Lamegão (antigo Ipatingão) é citado ao lado do San Diego Hotel daquela cidade. O Triângulo Mineiro não ficou de fora. O Complexo Municipal Virgílio Galassi foi incluído na lista ao lado do San Diego Suítes Uberlândia. Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata, também foi lembrada, com o Estádio Municipal Mário Helênio. A ele, soma-se o Village Haras Morena, localizado na cidade vizinha de Matias Barbosa. 

O Estado de São Paulo concentra o maior número de centros de treinamento credenciados. O tricolor paulista tem seus dois CTs inscritos: Cotia e Barra Funda. Santos e Corinthians oferecerão às seleções os centros de treinamento de suas equipes profissionais, respectivamente o CT Rei Pelé e o CT do Parque Ecológico.

Na divisão por regiões, foram escolhidos quatro CTs no Norte, sete no Nordeste, três no Centro-Oeste, 47 no Sudeste e 22 no Sul. "Temos um programa de nacionalização da Copa e das Olimpíadas. Os centros de treinamento constituem uma oportunidade de redistribuição desses benefícios. Consolidar essas cidades como CTS, ainda que algumas não sejam escolhidas por uma seleção, coloca o local numa lista importante, inclusive para outros eventos", afirmou Rebelo.

"Com essa lista, temos o primeiro mapeamento técnico da infraestrutura nacional, que servirá como referência, por muito tempo, para um país que está aproveitando a Copa para modernizar as arenas e seus centros de treinamento. Para as cidades escolhidas, será a oportunidade de visibilidade e de incremento do turismo e de investimentos", afirmou o presidente do COL, José Maria Marin.

Durante o processo de seleção, 403 locais foram inscritos. Ao todo, as equipes da Fifa e do COL inspecionaram 281 campos em 25 estados e no Distrito Federal. A listagem final trouxe a inclusão de 16 novos CTs em relação à versão anterior, que continha 70.

As outras novidades são dois em João Pessoa (PB) e Foz do Iguaçu (PR), um em Aracaju (SE), Cachoeirinha (RS), Gravataí (RS), Rio de Janeiro (RJ), Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP), além dos dois CTs do São Paulo. Da mesma forma, a Granja Comary, casa da CBF, foi incluída.

Por outro lado, além do CT do Palmeiras, também a Vila Olímpica do Corpo de Bombeiros, em Brasília, foi retirada. Uma estrutura em Florianópolis foi retirada por problemas ambientais.

(*)  Com Agência Estado

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por