Ao Senado Federal

Clubes se unem solicitando a retirada de pauta do Projeto que institui a Lei Geral do Esporte

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/04/2023 às 15:19.
América e clubes de todo o país pedem retirada da pauta sobre a nova Lei Geral do Esporte (Reprodução / Twitter América)

América e clubes de todo o país pedem retirada da pauta sobre a nova Lei Geral do Esporte (Reprodução / Twitter América)

O América, o único time a se pronunciar em Minas até o momento da publicação desta matéria, se juntou a outros clubes e emitiram  uma nota na tarde desta quarta-feira (19) direcionada ao Senado Federal solicitando a imediata retirada da pauta do Projeto de Lei (PL) nº 1.825 de 2022 (Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado – PLS – nº 68, de 2017),que institui a Lei Geral do Esporte, além de alterar e revogar diversos diplomas legais pertinentes ao esporte.

De acordo com o documento, os clubes não são contra a Lei, porém, relatam que não foram ouvidos e não estão participando do processo de construção do PL, ferindo assim o “Estado Democrático de Direito”.

“Os Clubes manifestam enorme preocupação acerca do “Parecer (SF) nº 21/2023”, de relatoria da Senadora Leila Barros, que afastou todas as premissas e discussões havidas no PL 1.153, e devolveu à pauta o PL 1.825 com inserções feitas sem o devido processo legislativo, deliberação democrática, e que afetam o contexto econômico, real e legal do futebol brasileiro”, consta a nota.

Clubes se unem para solicitar ao Senado Federal retirada da pauta que trata a nova Lei Geral do Esporte (Reprodução / Twitter)

Clubes se unem para solicitar ao Senado Federal retirada da pauta que trata a nova Lei Geral do Esporte (Reprodução / Twitter)

Nova Lei Geral do Esporte (PL 1.825/2022) 

A proposta da nova Lei Geral do Esporte tramita no Parlamento desde 2017, mas teve novo texto aprovado na Câmara no ano passado, que já foi analisado pela Comissão de Educação (CE) do Senado. Agora, cabe ao Plenário decidir se a matéria vai à sanção presidencial.

A proposta revoga diversas leis que tratam do esporte, criando novos marcos para todos os aspectos regidos pelas normas hoje em vigor. Sua exploração e gestão devem ser guiadas pelos princípios de transparência financeira e administrativa, pela moralidade na gestão esportiva e pela responsabilidade social de seus dirigentes.

Confira a nota na íntegra:

Os Clubes do futebol brasileiro vêm, por meio da presente nota, solicitar a imediata retirada de pauta do Projeto de Lei (PL) nº 1.825 de 2022 (Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado – PLS – nº 68, de 2017),que institui a Lei Geral do Esporte, além de alterar e revogar diversos diplomas legais pertinentes ao esporte. 

Os Clubes não são contra a Lei Geral do Esporte, mas sim com a forma como foi recolocada em pauta a despeito das audiências públicas conduzidas na Câmara dos Deputados com a participação de todos os atores do esporte brasileiro, por meio do PL n. 1.153 de 2019.

O amplo debate legislativo, com a participação de todos, consagrado na Constituição Federal de 1988, é a razão de ser do Estado Democrático de Direito, razão pela qual se faz necessário que os Clubes sejam ouvidos e participem do processo de construção do PL.

Desse modo, os Clubes manifestam enorme preocupação acerca do “Parecer (SF) nº 21/2023”, de relatoria da Senadora Leila Barros, que afastou todas as premissas e discussões havidas no PL 1.153, e devolveu à pauta o PL 1.825 com inserções feitas sem o devido processo legislativo, deliberação democrática, e que afetam o contexto econômico, real e legal do futebol brasileiro.

Assim, é fundamental que se retire de pauta a votação do PL n. 1.825 de 2022 e não sejam tolhidos o direito de análise e oitiva de todos os protagonistas do desporto. É o pedido dos clubes do futebol brasileiro à Presidência do Senado.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por