Com o Cruzeiro classificado e com a liderança assegurada, o Atlético também já garantido e muito próximo de ser o segundo, a última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, que será disputada hoje, com os seis jogos às 16h, será decisiva mesmo apenas para o América.
O Coelho vai a Patos de Minas, encarar a já classificada URT, no Estádio Zama Maciel, precisando apenas do empate para se garantir nas semifinais.
Mas a vaga pode ser assegurada até com uma derrota, desde que o Villa Nova não vença o lanterna Guarani, no Waldemar Teixeira de Faria, em Divinópolis.
Até em caso de vitória do Leão, o Coelho pode se classificar, pois tem três pontos de vantagem e cinco no saldo de gols em relação ao time de Nova Lima.
Por isso, derrota do América e vitória do Villa Nova, sem que o Leão consiga superar o Coelho no saldo de gols, também é suficiente para o time de Givanildo Oliveira avançar às semifinais, o que não aconteceu no ano passado.
E a tarefa americana, de certa forma, será facilitada pela URT, adversária desta tarde. Já garantida na próxima fase, a equipe de Patos de Minas vai poupar vários titulares, já pensando nas semifinais, quando deve enfrentar Atlético ou Cruzeiro.
O Coelho também terá desfalques, mas em menor proporção. O principal deles, o meia Rafael Bastos, com uma lesão muscular.
Reservas
O líder Cruzeiro terá um time quase totalmente reserva em Varginha, diante do Boa Esporte. A maior novidade é a estreia do meia Bruno Nazário.
O único titular será o zagueiro Léo, que vai ganhar ritmo, pois com as contusões de Dedé e Manoel, passará a ser o parceiro de Bruno Rodrigo.
Pensando no jogo de quinta-feira contra o Melgar, do Peru, no Mineirão, quando decidirá seu futuro na fase de grupos da Copa Libertadores, o técnico Diego Aguirre escala um time alternativo no Atlético. Recuperado de contusão, o goleiro Victor foi relacionado. O meia Cazares e o atacante Robinho também.