Com apenas três países do Top 10 nas quartas de final, Copa 'desmoraliza' Ranking da Fifa

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
03/07/2018 às 22:15.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:11
 (Francisco LEONG / AFP)

(Francisco LEONG / AFP)

Usado como base para o sorteio que define os cabeças-de-chave e os potes das seleções no sorteio da Copa, o Ranking da Fifa, criado pela entidade em 1994, vive um momento de desmoralização na Rússia. 

As quartas de final do Mundial 2018 serão disputadas por apenas três seleções que integram o Top 10 da classificação: França, Brasil e Bélgica.

Tendo a lista como base, fica evidente que o desequilíbrio entre os dois chaveamentos da Copa se acentuou ainda mais com a definição da seleções que seguem na disputa. As únicas três representantes do posto mais alto do ranking que seguem na briga pelo título estão do mesmo lado. 

Dois confrontos são símbolos máximos dessa diferença, pois o Brasil x Bélgica da próxima sexta-feira (6), em Kazan, reúne o segundo e terceiro colocados na relação da Fifa.

Em compensação, o confronto entre Croácia e Rússia do próximo sábado, em Sóchi, será uma disputa entre o 20º e o 70º colocados, respectivamente, na classificação de seleções da entidade máxima do futebol. 

A outra integrante do Top 10 que segue na Copa é a França, sétima colocada e que encara o 14º Uruguai, também na sexta-feira.

  

QUEDAS

Quatro seleções que estão no Top 10 da classificação – Portugal (4º), Argentina (5º), Suíça (6º) e Espanha (10º) caíram nas oitavas. Já a líder Alemanha e a oitava Polônia foram eliminadas ainda na fase de grupos. 

O única integrante do grupo a ficar de fora da festa na Rússia foi o nono colocado Chile, que perdeu a vaga ainda nas Eliminatórias Sul-Americanas.

HEGEMONIA

Com três títulos mundiais consecutivos e nove taças nas dez Copas anteriores que sediou, a Europa já tem pelo menos um representante garantido na final de 2018, pois um lado do chaveamento, além de Rússia x Croácia, terá Inglaterra x Suécia.

Ontem, os suecos passaram pela Suíça fazendo 1 a 0, gol de Forsberg, em São Petersburgo. 

Num dos jogos mais emocionantes das oitavas de final, a Inglaterra garantiu sua classificação fazendo 4 a 3 sobre a Colômbia, nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal e uma prorrogação sem gols.

MARCAS

Artilheiro da Copa, Kane abriu o placar para os ingleses, tornando-se o capitão com mais gols em Mundiais (6) ao lado do argentino Diego Maradona. O zagueiro colombiano Mina marcou seu terceiro gol na Rússia e empatou a partida aos 48 minutos do segundo tempo.

Com o tento, ele igualou uma marca alcançada apenas por dois defensores históricos em Copas: os alemães Beckenbauer (1966) e Breitner (1974), sendo que este último depois passou a atuar como volante.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por