O técnico Dunga anunciou na manhã desta quinta-feira (13) mais uma convocação da Seleção Brasileira. Desta vez os 24 jogadores foram chamados para dois amistosos preparatórios para o início das Eliminatórias, que terão as primeiras partidas em outubro. A grande novidade é a presença do jovem lateral-esquerdo do Atlético, Douglas Santos. Ele desfalca o Galo nos confrontos contraAtlético-PR, Vasco e Avaí pelo Campeonato Brasileiro, nos dias 30, 5 e 9 de setembro.

"É um jogador que vem crescendo muito na sua equipe. Tem grande poder de marcação e também sabe o momento certo de ir ao ataque. Tem boa leitura de jogo, assim como o Lucas Lima, que vem melhorando muito do ano passado para este. Está sendo um jogador muito efetivo, com boa condução de bola e boa intensidade. Temos que abrir o leque de jogadores para observar. Na Seleção Olímpica teremos aproximadamente 13 jogadores que atuam no país", disse o treinador.

Além de Douglas, outros cinco jogadores que atuam no Brasil foram chamados, com destaque para o meia-atacante Lucas Lima, do Santos, que faz sua estreia na Seleção principal. O jogador esteve na mira do Cruzeiro no início da temporada, mas o negócio não se concretizou. Jefferson, Alisson, Elias e Marcelo Grohe completam a lista de jogadores "nacionais". Outro que volta a trabalhar com Dunga é o meia Kaká, do Orlando City, apesar do treinador ter afirmado que jogadores que atuam em mercados ditos alternativos não seriam mais convocados, como Diego Tardelli, que joga na China, e Everton Ribeiro, no Mundo Árabe.
 
A Seleção enfrenta a Costa Rica no dia 5 de setembro, em Boston, e os Estados Unidos, três dias depois, em Nova Jersey. Em outubro, na corrida por uma vaga no Mundial de 2018, os jogos serão contra o Chile, em Santiago, e Venezuela, possivelmente em Fortaleza. No dia 17 de setembro serão anunciados os nomes.
 
Essa é a primeira vez que Dunga convoca a Seleção após o vexame na Copa América. O Brasil foi novamente eliminado nos pênaltis para o Paraguai nas quartas de final, assim como na última edição do torneio em 2015. O Chile, anfitrião da vez, venceu a Argentina na final também na disputa de penalidades.
 
Confira os nomes chamados pelo treinador
 
Goleiros
 
Jefferson (Botafogo)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Alisson (Internacional)
 
Zagueiros
 
David Luiz (PSG)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Internazionale de Milão)
Gabriel Paulista (Arsenal)
 
Laterais
 
Daniel Alves (Barcelona)
Filipe Luiz (Atlético de Madrid)
Danilo (Real Madrid)
Douglas Santos (Atlético)
 
Volantes
 
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Fernandinho (Manchester City)
Elias (Corinthians)
Ramires (Chelsea)
 
Meias
 
Oscar (Chelsea)
Willian (Chelsea)
Lucas Lima (Santos)
Kaká (Orlando City)
 
Atacantes
 
Lucas (PSG)
Hulk (Zenith)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Roberto Firmino (Liverpool)
Neymar (Barcelona)