Com início ruim, Bauru perde título mundial para o Real Madrid

Folhapress
27/09/2015 às 18:42.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:52
 (Reprodução/FIBA)

(Reprodução/FIBA)

O Real Madrid, atual campeão europeu, venceu o Bauru, campeão das Américas, por 91 a 79 neste domingo (27), no ginásio do Ibirapuera, e conquistou o título da Copa Intercontinental de basquete - considerado o mundial de clubes da modalidade.

Após um péssimo início, o Bauru conseguiu equilibrar a partida e chegou a empatar o jogo no segundo e no terceiro quartos. No entanto, com os espanhóis aproveitando melhor os rebotes (41 a 21), não chegou a liderar o placar em nenhum momento e acabou sendo derrotado.

A equipe paulista havia vencido o primeiro confronto do mundial, na sexta (25), por 91 a 90 e, por isso, tinha a vantagem de levar a decisão para a prorrogação caso perdesse o segundo jogo por um ponto de diferença.

No entanto, o Real Madrid fez mais do que isso e, ao terminar a partida com 12 pontos de vantagem, garantiu seu quinto título da competição - já havia vencido em 1976, 1977, 1978 e 1981. O Bauru buscava conquistar o troféu pela primeira vez.

O cestinha do jogo foi o armador brasileiro Ricardo Fischer, com 31 pontos e 6 assistências. Pelo lado espanhol, o destaque foi o armador Sergio Llull, que marcou 20 pontos e deu 6 assistências.

O JOGO
O Bauru começou a partida mostrando muito nervosismo. Sofrendo com a forte marcação do Real Madrid, permitiu à equipe espanhola abrir 12 pontos de vantagem antes mesmo de pontuar pela primeira vez.

A primeira cesta do time paulista só saiu na segunda metade da primeira etapa, após cobrança de lance livre de Alex Garcia. A partir daí, o time brasileiro melhorou e conseguiu reduzir um pouco a vantagem do Real Madrid, que fechou o primeiro quarto na liderança, com 24 a 15 no placar.

O Bauru voltou mais atento no segundo quarto e conseguiu recuperar a desvantagem. O ponto de empate veio das mãos de Rafael Mineiro que, após rápido contra-ataque, deu uma bela enterrada, deixando o placar em 29 a 29.

Com a perda da vantagem, o nervosismo passou para o time espanhol. Sérgio Rodriguez, que havia cometido erro no lance que deu a igualdade no placar para o time de Bauru, foi expulso da partida após cometer duas faltas técnicas em sequência.

No entanto, após perder o experiente armador de 29 anos, o Real Madrid conseguiu se recompor, voltou a abrir vantagem e foi para a segunda metade da partida com os mesmos nove pontos de vantagem com os quais havia terminado o primeiro quarto (49 a 40).

Assim como no quarto anterior, o Bauru voltou melhor para a partida após o intervalo e chegou empatar o jogo em 53 a 53, com boa atuação de Rafael Hettsheimer, que esteve apagado nos dois primeiros quartos.

No entanto, o time espanhol mantinha a frieza e não deixava a equipe brasileira passar à frente no placar. Aos poucos, o time espanhol conseguiu recuperar a vantagem de nove pontos, fechando o terceiro quarto em 66 a 57.

O equilíbrio continuou no último quarto, mas, dessa vez, os espanhóis não deixaram a equipe brasileira esboçar uma reação. Após acertar seguidos arremessos de três, os espanhóis abriram uma confortável vantagem de 12 pontos, faltando quatro minutos para o fim do jogo.

A partir daí, o time espanhol só precisou deixar o tempo passar para fechar a partida em 91 a 79 e ficar com o título.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por