
O Coelho mostrou na noite desta terça-feira (11) que está longe de ser uma presa fácil fora de Belo Horizonte. Mesmo diante de um aguerrido Ceará, que tenta deixar a lanterna da Série B, o América soube “cozinhar” o jogo e saiu do Castelão com uma importante vitória por 2 a 0.
Os gols da vitória foram marcados por Marcelo Toscano e Mancini, ambos no segundo tempo. O último, por sinal, entrou para a história alviverde. Ao balançar a rede aos 36 minutos, o camisa 10 do Coelho anotou o milésimo gol do América em Campeonatos Brasileiros.
Com o triunfo, o Coelho chegou aos 34 pontos e agora ocupa a vice-liderança do torneio. A ponta só não foi alcançada porque o Vitória bateu o Luverdense, fora de casa, por 2 a 0, e assumiu o primeiro posto graças ao saldo de gols (12 contra 10). O Ceará segue na lanterna da Série B, com 11 pontos.
O América terá pouco tempo para comemorar o resultado desta terça. Já no próximo sábado (15), o Coelho receberá o Botafogo, no Independência, a partir das 16h30, em duelo direto pelo G-4 da Série B. Mais tarde, às 21 horas, o Ceará visitará o Macaé, no Moacyrzão, tentando tirar a corda do pescoço.
PACIENTE
Enfrentar uma equipe de massa em situação desesperadora nunca é um bom prenúncio. Afinal, é nesse tipo de jogo que o time conta com o apoio da torcida para acuar o adversário em seu campo. Essa era a proposta do lanterna Ceará, que levou um bom público ao Castelão, e esperava pressionar o Coelho do início ao fim. O problema é que faltou combinar isso com Givanildo Oliveira e seus comandados.
Desde os primeiros movimentos da bola, o América não se deixou levar pela pressão do adversário. Jogou ao seu estilo, tocando bola pacientemente para achar alguma brecha, o que esfriou o ímpeto do Vozão.
Porém, apesar de ter as rédeas da partida em mãos, o primeiro gol só saiu na etapa complementar. Aos 7 minutos, Walber avançou pela direita e cruzou na cabeça de Marcelo Toscano, que se antecipou à zaga rival para abrir o marcador.
Sem muito o que fazer, o técnico do alvinegro Marcelo Cabo partiu para o tudo ou nada ao colocar o meia Bernardo na vaga do lateral Alan Silva. Porém, o ex-cruzeirense freou uma possível reação do Vozão ao ser expulso de campo após reclamar de forma acintosa do árbitro Wagner Reway.
Com um a mais em campo, o Coelho passou a tocar a administrar ainda mais a vitória, porém sem deixar de atacar. E havia tempo para mais um. Aos 36 minutos, após bela jogada, Walber chegou na linha de fundo e cruzou para trás, onde estava Marcelo Toscano. O atacante tentou de voleio, mas a bola ficou na zaga. Melhor para Mancini, que aproveitou para chutar com força e anotar o milésimo gol do América em Campeonatos Brasileiros. Histórico!
Além do gol mil, a vitória traz à torcida do Coelho a certeza de que a síndrome de visitante ruim ficou para trás. Mesmo jogando contra um adversário perigoso, o América manteve os nervos no lugar e obteve um importante triunfo. Daqueles que certamente serão celebrados no final da competição.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 X 2 AMÉRICA
CEARÁ: Éverson, Alan Silva (Bernardo), Sandro, Charles, Fernandinho (Victor Luís); Baraka (Fabinho), João Marcos, Uillian Correia, Alex Amado; Mazola e Rafael Costa. TÉCNICO: Marcelo Cabo
AMÉRICA: João Ricardo, Walber, Alison (Anderson Conceição), Wesley Matos, Raul; Thiago Santos, Leandro Guerreiro, Felipe Amorim (Henrique Costa), Tony; Mancini e Marcelo Toscano. TÉCNICO: Givanildo Oliveira
GOLS: Marcelo Toscano (aos 7'), Mancini (aos 36' do 2º tempo)
DATA: 11 de agosto de 2015
MOTIVO: Jogo válido pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
ESTÁDIO: Castelão
CIDADE: Fortaleza (CE)
ÁRBITRO: Wagner Reway (ASP-FIFA/MT)
AUXILIARES: Fábio Rodrigo Rubinho (CBF/MT) e Joadir Leite Pimenta (CBF/MT)
PÚBLICO: 11.594 pagantes (487 não pagantes)
RENDA: R$ 71.343,00
CARTÕES AMARELOS: Mancini e Tony (América); Rafael Costa e Alex Amado (Ceará)
CARTÃO VERMELHO: Bernardo (Ceará)
Atualizado às 22h23