A disputa acirrada pelo G-4, a zona de acesso, do Campeonato Brasileiro da Série B é o destaque dos oito jogos desta terça-feira, que abrem a 30.ª rodada - ela ainda terá seu complemento no sábado com Vitória x Boa, em Salvador, e no dia 20 deste mês com Botafogo x Ceará, no Rio. São dois confrontos entre líderes e times ameaçados pelo descenso.

O confronto mais equilibrado será entre Paysandu e Bahia, às 21h30, no estádio Mangueirão, em Belém. Os dois times estão em baixa. Enquanto o paraense coleciona três derrotas consecutivas e aparece em quinto lugar com 47 pontos, o baiano não vence há quatro, sendo que vem de derrota no clássico para o Vitória por 3 a 1. O clube é o sexto, também com 47 pontos, mas com menor número de vitórias que o rival: 14 a 12. Mesmo saindo do G4, esta briga direta pode recolocar um deles na elite.

Quem entrou neste grupo e não quer mais sair é o Santa Cruz, que visita o CRB, às 20h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Os pernambucanos aparecem na terceira posição, com 48 pontos. Do outro lado, o time alagoano, que ainda sonha com o acesso, é o 11.º com 40. Está a oito pontos dos quatro primeiros colocados.

O América não pode tropeçar diante do seu torcedor se quiser seguir no G4, onde voltou na última rodada ao vencer de virada o lanterna Mogi Mirim. O time mineiro, quarto colocado com 48 pontos, recebe o Macaé, 16.º com 34, às 20h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Outros jogos

Também visando um lugar na parte de cima da tabela de classificação, o Sampaio Corrêa, sétimo colocado com 46 pontos, visita o Luverdense, 10.º com 42, às 21h30, no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT). O time do Mato Grosso está em ascensão. Já o Náutico, que caiu para oitavo com 43 pontos, recebe o lanterna Mogi Mirim, com 22, no mesmo horário, na Arena Pernambuco, no Recife.

Mas quem vai abrir a rodada em busca de reabilitação é o Bragantino, com 42 pontos em nono lugar, que perdeu na rodada passada para o Santa Cruz. A partir das 19 horas vai receber o Criciúma, em 15.º com 36 pontos, em crise. Nesta segunda-feira, a diretoria demitiu o técnico Petkovic, que na rodada anterior empatou sem gols em casa com o Paraná.

Em Curitiba, o Paraná, 13.º colocado com 37 pontos, vai receber o Oeste, que fez 3 a 0 no Náutico e chegou também aos 37 pontos, em 14.º. E sem vencer há 18 rodadas e cotado para ser rebaixado, o ABC, penúltimo colocado com 23 pontos, vai tentar desencantar, em Natal, diante do Atlético Goianiense, que arrancou e chegou aos 38 pontos, em 12.º, bem longe da zona de descenso.

Confira a 30.ª rodada da Série B:

Terça-feira

19 horas


Bragantino-SP x Criciúma-SC

20h30

América x Macaé-RJ

Paraná-PR x Oeste-SP

Náutico-PE x Mogi Mirim-SP

ABC-RN x Atlético-GO

CRB-AL x Santa Cruz-PE

21h30

Paysandu-PA x Bahia-BA

Luverdense-MT x Sampaio Corrêa-MA

Sábado

16h30


Vitória-BA x Boa

20/10 (terça-feira)

21 horas


Botafogo-RJ x Ceará-CE