O atacante camaronês Joel, que pertence ao Cruzeiro, está fora da Copa Africana de Nações. Emprestado ao Marítimo, de Portugal, o jogador teve um problema cardíaco detectado pelo departamento médico da seleção africana e foi desligado da delegação.

Joel apresenta complicações na artéria coronária e, segundo o médico William Ngatchou, o jogador correria risco de morte súbita caso não fosse afastado das atividades.

O anúncio do corte de Joel foi feito pelas redes sociais da Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot), nessa segunda-feira.

Na publicação, a Fecafoot lamentou a situação de Joel e afirmou que vai protocolar um recurso para inscrever outro jogador na lista dos 23 que vão representar o país no torneio, que teve início na última sexta-feira (21).

No grupo F da competição, Camarões estreia nesta terça-feira, às 14h, contra Guiné-Bissau, em Ismailia, no Egito.

Trajetória na Raposa

Após se destacar no Coritiba, no Campeonato Brasileiro de 2014, Joel foi contratado pela Raposa, que desembolsou cerca de R$ 2,5 milhões por 50% dos direitos econômicos do jogador, ainda no fim daquele ano. 

Entretanto, apesar da grande expectativa em torno do seu futebol, o atacante não conseguiu repetir o bom desempenho na Raposa. Com a camisa estrelada, foram 24 jogos e apenas três gols. 

Sem espaço na Toca da Raposa II, o camaronês foi cedido ao Botafogo, ao Santos e ao Avaí, também sem muito brilho. Joel recuperou o bom futebol quando chegou ao futebol português, em janeiro do ano passado.

Pelo Marítimo,  foram oito gols, uma assistência e atuações que ganharam elogios da crítica lusitana.