
A primeira parte da temporada chegará ao fim nas próximas semanas com o encerramento dos campeonatos estaduais. Além do Campeonato Mineiro, com Atlético e América na decisão, outros campeonatos também já tem suas finais definidas.
Considerado o estadual mais difícil do país, o Paulistão garantiu uma enorme surpresa na final com o modesto Água Santa, que nem divisão nacional disputa. O time de Diadema fez grande campanha na primeira fase e passou, nos pênaltis, contra São Paulo e RB Bragantino. Na final, vai encarar o superfavorito Palmeiras, que chegou à decisão como o melhor time do campeonato.
Outro campeonato sempre badalado, o Cariocão terá o clássico entre Flamengo e Fluminense na final pelo quarto ano consecutivo. O Fla eliminou o Vasco com duas vitórias nas semifinais, enquanto o Flu levou um susto do Volta Redonda no primeiro jogo, sendo derrotado por 2 a 1, mas aplicou um sonoro 7 a 0 na volta.
Alguns estaduais tiveram finais que “deram a lógica”, como o Cearense, com Ceará e Fortaleza, e o Goiano, com Goiás e Atlético-GO Já no Baiano, o Vitória ficou de fora da fase final, no entanto, não é mais surpresa, já que foi o quinto ano seguido que isso aconteceu com a equipe. A final será entre Bahia e Jacuipense.
Ainda sem finais definidas
Alguns campeonatos estaduais ainda não definiram seus finalistas. É o caso do Gaúchão, que está nas semifinais, sendo que Caxias e Inter empataram em 1 a 1 no primeiro jogo e o Ypiranga surpreendeu o Grêmio vencendo por 2 a 1. Os jogos de volta acontecem em Porto Alegre no próximo fim de semana.
Outro estadual que também está nas semis e teve os primeiros jogos é o Paranaense, com vitória do Athletico por 2 a 0 contra o Maringá e do Cascavel por 2 a 1 contra o Operário. As definições também acontecem no próximo fim de semana. O Coritiba, favorito a fazer a final, caiu nas quartas da competição.
Outros estaduais tradicionais, como o Pernambucano, o Paraense e o Catarinense, ainda nem chegaram à disputa das semifinais.
Leia mais