Comitê Rio 2016 faz vistoria em campos de Belo Horizonte

Hoje em Dia
29/10/2015 às 17:04.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:16
 (Izabela Drumond/PBH)

(Izabela Drumond/PBH)

A preparação da capital mineira para receber as delegações durante as Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016 está a pleno vapor. No último dia 27 a capital mineira recebeu a visita técnica de profissional do Rio 2016 direcionada a avaliar a capacidade dos campos da capital, mais especificamente a qualidade do gramado, para recepcionar os treinos e jogos de delegações estrangeiras.

A visita foi realizada em quatro campos de BH: o estádio do Mineirão, e os Centros de Treinamento (CT) Toca da Raposa 2, SESC Venda Nova, e o CT Lanna Drummond do América, que fica na região metropolitana da capital.

A consultora de gramados do Rio 2016 Maristela Kuhn realizou a visita técnica acompanhada, em todos os campos citados, de agrônomo ou técnico agrícola responsável pela manutenção do gramado, além dos profissionais do Estado e do Município que foram designados para tal função.

Na Prefeitura de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) foi designada para trabalhar junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMD) e a referida Secretaria Municipal Adjunta de Desenvolvimento Econômico (SMDE) tratando dos assuntos que versam sobre o tema.

Será a SMD a responsável por tratar de todos os assuntos relacionados às Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016 junto com o Comitê Rio 2016. Sidney Zabeu, gerente de esporte de rendimento da SMEL, foi o nomeado pelo Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Patrick Drumond, para ficar a frente dos assuntos técnicos do trabalho esportivo no que é relacionado à SMEL.

O secretário Patrick Drumond ressaltou a importância de Belo Horizonte receber diversas delegações olímpicas e paralímpicas, o que consolida a capital mineira como referência na prática do esporte e do futebol para todo o Brasil e para o mundo.

 

 

A vistoria da engenheira agrônoma foi focada no gramado. O mesmo trabalho está sendo realizado em todos os campos citados nas cidades que serão sede das Olimpíadas.

Belo Horizonte, Brasília, Rio, Salvador, São Paulo e Manaus são as cidades-sede que receberão delegações para o torneio olímpico de futebol. Nos campos de treinamento SESC Venda Nova e Lanna Drummond do América as caraterísticas avaliadas foram: umidade do gramado, temperatura, tração e altura do gramado.

Para garantir a precisão da avaliação são utilizados instrumentos que auxiliam o trabalho da técnica. A umidade do gramado é avaliada com a retirada de uma parte do solo com cerca de 10 centímetros de profundidade após a irrigação do campos por cerca de 3 minutos; a temperatura é avaliada a partir de um termômetro, a tração a partir de um equipamento que simula uma chuteira, e a altura do gramado a partir de um medidor.

São exigências do Comitê Rio 2016 os critérios avaliados associados a tantas outras necessidades das instalações proporcionando condições adequadas para os jogadores.

Belo Horizonte receberá 10 jogos olímpicos, 28 times, e 500 atletas e a tocha olímpica. A tocha passará também por mais sete cidades mineiras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por