Confira algumas curiosidades do Campeonato Brasileiro até a parada para a Copa América

Luciano Dias
14/06/2019 às 18:43.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:07
 (CBF/ Divulgação)

(CBF/ Divulgação)

O Campeonato Brasileiro chegou à nona rodada e, agora, dá uma pausa para a Copa América. Com 24% do torneio concluído, já é possível, por exemplo, apresentar algumas equipes que vão brigar pelo título e aqueles times que devem lutar para não cair. 

Outras curiosidades são observadas, como baixo número de gols marcados, a ineficiência dos visitantes contra os mandantes e um predomínio palmeirense na competição. 

Cruzeiro decepciona: 
O time celeste, considerado a maior decepção do Campeonato Brasileiro, tem números negativos. Com 16 gols sofridos, o time tem, ao lado do Fluminense, a pior defesa da competição. 

Palmeiras predominante: 
Além de liderar a competição e demonstrar ser o principal postulante ao título, o Palmeiras lidera vários rankings. É o único invicto, dono do melhor ataque (17 gols), defesa menos vazada (dois gols), tem o jogador com mais assistências (Dudu com cinco passes para gol) e o atleta que não é atacante com mais gols (Bruno Henrique, com quatro)

Mandantes ainda mais mandantes:
Se o campeonato terminasse hoje, os mandantes teriam a melhor média de resultados positivos na ”era dos pontos corridos”, formato adotado em 2003. Dos 88 jogos, os donos da casa venceram 51 partidas e foram derrotados apenas 18 vezes. Aconteceram ainda 19 empates. 

Rebaixamento azul:
Os azuis Avaí, CSA e Cruzeiro são os três últimos colocados do Campeonato Brasileiro. A Chapecoense completa a zona de rebaixamento. 

Vitória magra:
1 a 0 é goleada. A vitória com o placar mínimo foi vista 16 vezes no Brasileirão até aqui. É o resultado mais frequente na competição. 

Onde estão os gols?
Se o Campeonato Brasileiro terminasse hoje, teria a segunda pior média de gols da “era dos pontos corridos”. Foram 204 tentos em 88 jogos - 2,32 gols por partida. Apenas em 2017 a média foi menor – 2,18 gols. 

Artilheiros econômicos:
Nenhum jogador deslanchou na artilharia do Campeonato Brasileiro nestas nove primeiras rodadas. Everaldo (Chapecoense), Gabigol (Flamengo) e Eduardo Sasha (Santos) lideram o ranking com cinco gols cada um 

Onde está a vitória?
O lanterna Avaí é o único time que não venceu no Brasileirão. 

Sofrimento do CSA:
A equipe alagoana é a segunda pior do campeonato, mas a situação poderia ser pior se não fosse o goleiro Jordi. Com 43 defesas, ele lidera, de maneira disparada, este ranking no Brasileirão. O segundo colocado é Diogo Silva, goleiro do Ceará, com 30 defesas. Com apenas três gols marcados, o CSA tem o pior ataque da competição. 

 Editoria de Arte 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por