'Contratações do Mineiro': Erik é o 4º reforço do Atlético a deixar o clube ainda em 2018

Frederico Ribeiro
esportes@hojeemdia.com.br
21/08/2018 às 18:24.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:02
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

Num universo de 18 contratações até o momento, o Atlético conseguiu aproveitar apenas três das quatro novas aquisições feitas no período entre início da temporada e a decisão do Campeonato Mineiro. O último a deixar o clube antes do previsto foi o atacante Erik, repassado para o Botafogo.

Vivendo política de austeridade, o Atlético baseou a remontagem do elenco na base dos empréstimos. O jovem de 24 anos, inclusive, tem seus direitos econômicos ligados ao Palmeiras, e o direito federativo agora passado pelo clube alviverde aos alvinegros do Rio. Antes de Erik, Samuel Xavier, Arouca e Róger Guedes deram adeus precocemente.

Desta lista, só o vice-artilheiro do Atlético na temporada é que o clube não teve poder de escolha. O Galo viu o Palmeiras vender o ex-camisa 23 por 9,5 milhões de euros. Com poder de barganha e de até mesmo melar a negociação com o Shandong Luneng, a diretoria alvinegra anunciou que conseguiu 2,5 milhões de euros da fatia, bem acima da taxa de vitrine de 10% que teria direito.

Samuel Xavier e Arouca começaram a temporada como titulares com Oswaldo de Oliveira, mas logo provaram não ter futebol suficiente para se manter no elenco. Samuel foi repassado pelo Sport Recife ao Ceará, clube que já havia defendido. Depois, Arouca foi tentar uma outra retomada de carreira no Vitória, emprestado pelo Palmeiras.

Quem vingou mesmo no Atlético foi Ricardo Oliveira, artilheiro da equipe com 18 gols e contratado "de graça" após fim de vínculo com o Santos. Tomás Andrade (River Plate) e Iago Maidana (São Paulo) seguem como opções, sendo o zagueiro atualmente titular de Thiago Larghi.

Ao fim do Estadual, o Galo seguiu no mercado antes da parada da Copa. Trouxe Matheus Galdezani do Coritiba, Juninho do Palmeiras e Emerson da Ponte Preta. Desses, somente Emerson foi adiquirido em definitivo, assim como seria com Yimmy Chará, que custou cerca de 6 milhões de dólares ao clube (vindo do Junior Barranquilla, da Colômbia).

Chará, que vai caindo no gosto da torcida atleticana, foi uma das várias contratações durante o Mundial da Rússia feita por Alexandre Gallo e Sérgio Sette Câmara. Com o colombiano vieram outros estrangeiros - Martin Rea, David Terans - além dos emprestados Zé Welison e Denilson (Vitória), Leandrinho (Napoli), Nathan (Chelsea) - e Edinho, em Fortaleza.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por