Titular absoluto do Atlético, o jovem Douglas Santos foi um dos dos 23 jogadores convocados por Dunga para defender a Seleção Brasileira na Copa América do Centenário. Notícia boa para o lateral-esquerdo de 22 anos, mas péssima para o técnico Diego Aguirre e para a torcida do Atlético.
Como o calendário da CBF não prevê pausas no Campeonato Brasileiro para as competições internacionais, o camisa 6 deve desfalcar o Galo por até 18 rodadas, ou quase um turno inteiro (além de eventuais suspensões e lesões), uma vez que o atleta tem idade olímpica e também é nome provável nos Jogos Rio 2016.
Se o Brasil chegar à decisão da histórica edição do torneio continental, os clubes nacionais serão desfalcados em nove partidas do Brasileirão. Já a Olimpíada do Rio de Janeiro ocupará outras seis rodadas. Além disso, a Seleção ainda disputará, no segundo semestre, seis confrontos pelas Eliminatórias para a Copa de 2018, que afetariam mais três compromissos pela Série A.
Além de Douglas, o Atlético também pode perder o atacante Clayton durante os Jogos Olímpicos. O zagueiro Erazo e o meia Cazares, por sua vez, são nomes certos nas convocações do Equador.
Veja as datas:
Copa América: 9 rodadas afetadas (3ª a 11ª)
Jogos Olímpicos: 6 rodadas (17ª a 22ª)
Eliminatórias: 3 rodadas (24ª, 30ª e 35ª)