
Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil, ao eliminar o Ferroviário na última quarta-feira (18), o Atlético conhecerá o próximo adversário do torneio nesta sexta-feira (20), em sorteio realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. E pelo 'encavalamento' de datas pré-Copa do Mundo, o jogo contra o San Lorenzo, da Argentina, pela primeira fase da Copa Sul-Americana, pode ser remarcado.
Necessariamente, o rival do Galo na Copa do Braisl será um dos oito brasileiros que se classificaram para a Copa Libertadores - Grêmio, Corinthians, Cruzeiro, Santos, Palmeiras, Vasco, Flamengo e Chapecoense. E haverá um confronto de datas se o escolhido para enfrentar o Atlético for qualquer equipe que não seja a Chape, eliminada ainda na primeira fase da principal competição sul-americana de clubes.
No calendário do futebol brasileiro em 2018 elaborado pela CBF foram reservadas cinco 'datas-base' para a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil, sendo uma em abril (25) e quatro em maio (2, 9, 16 e 23).
Não há espaço no calendário para adiamento de jogos da Copa do Brasil além da última data reservada (23/5), pois todas elas estão ocupadas por rodadas do Brasileirão 2018 até o início da Copa do Mundo (14/6)
Entretanto, todos os time da Libertadores - tirando a Chapecoense - só têm duas datas disponíveis para enfrentar o Atlético, e ao menos uma delas é sempre em 9 de maio, um dia depois de o Galo enfrenta o San Lorenzo pela Sul-Americana, no Independência, em Belo Horizonte, no dia 8 de maio, uma terça-feira, às 21h45.
Hipoteticamente analisando, se o alvinegro mineiro for sorteado para enfrentar o arquirrival Cruzeiro (é de 12,5% a probabilidade disso acontecer), existem apenas dois dias para a Raposa jogar as oitavas da Copa do Brasil: 9 e 16 de maio. Nas outras datas, o time celeste terá compromissos pela Libertadores. O problema é que em 9 de maio há o confronto de volta da Sul-Americana entre Atlético e San Lorenzo.
Caso seja o Flamengo o sorteado como rival do Atlético, o Mengão só teria o dia 2 de maio para encarar o Galo, pois não entrará em campo pela Libertadores. Porém, o jogo de volta teria de ser em 9 de maio, na semana em que o alvinegro recebe o San Lorenzo.
Assim sendo, se não for a Chapecoense o adversário do Atlético na Copa do Brasil, há o risco quase certeiro de a data do confronto contra o San Lorenzo ser modificada pela Conmebol, uma vez que a Libertadores tem preferência nas datas em detrimento das outras competições.
Uma solução seria levar o duelo de volta da Sul-Americana entre Galo e Cuervos para uma data na qual o rival do Atlético na Copa do Brasil (caso seja um time ainda ativo na Libertadores) também esteja em ação pelo torneio principal do continente.
Veja as situações:
Datas disponíveis para os times da Libertadores jogarem as oitavas da Copa do Brasil:
Cruzeiro: 9 de maio / 16 de maio
Grêmio: 25 de abril / 9 de maio
Corinthians: 25 de abril / 9 de maio
Palmeiras: 9 de maio / 23 de maio
Flamengo: 2 de maio / 9 de maio
Santos: 9 de maio / 16 de maio
Vasco: 9 de maio / 16 de maio