
Maior time da história do vôlei brasileiro, pela qualidade de jogo e títulos, o Sada/Cruzeiro comemora a conquista do tetracampeonato da Superliga Masculina de Vôlei, tri em sequência, garantido ontem, com a vitória de virada por 3 a 1 (23/25, 25/23, 25/15 e 30/28) sobre o Campinas, em Brasília, sem a certeza de que vai poder manter o seu esquadrão. E essa situação pode ser imposta não só pelo assédio de outras equipes aos cruzeirenses, mas principalmente pelo novo ranking de jogadores que será divulgado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
Dos sete titulares, apenas o ponteiro cubano Leal e o central Isac têm contrato para a temporada 2016/17. O oposto Wallace, o levantador William, o ponteiro Filipe, o central Éder e o líbero Serginho ainda precisam acertar suas permanências.
Antes de qualquer negociação, o clube precisa esperar o novo ranking da CBV, que deve ser atualizado hoje. Dependendo do que acontecer, o clube pode ser obrigado a liberar até dois titulares.
Por isso, as atenções estão voltadas para os centrais Éder e Isac. Atualmente, ambos são cotados com seis pontos, mas podem evoluir para a nota máxima, graças às grandes atuações a por serem constantemente convocados para a seleção.
Pela regra da CBV, cada equipe pode ter em seu elenco, no máximo, três jogadores de sete pontos. Atualmente no Cruzeiro, o levantador Willian, o ponteiro cubano Leal e o oposto Wallace preenchem essas vagas.
Como Leal e Isac já possuem contrato com o time, Éder, Wallace e William, caso os cinco passem a ser sete pontos, correm risco, já que apenas um poderá permanecer.
Ainda ontem, surgiu a informação de que o Taubaté tem interesse nas contratações de Éder e Wallace, sendo que o oposto pode ainda se transferir para o Japão.
Comandante do esquadrão tetracampeão brasileiro, o técnico argentino Marcelo Méndez também precisa renovar seu vínculo com o Cruzeiro.
Reconhecimento
A supremacia do Sada/Cruzeiro na Superliga Masculina foi confirmada na premiação final da competição, com o time ficando com quatro dos sete prêmios individuais. Wallace (ataque), William (levantamento), Serginho (defesa) e Filipe (recepção) foram destaques. Escobar, do Minas, foi o maior pontuador, Maurício, do Campinas, o melhor bloqueio, e Giovanni, do Bento Vôlei, o melhor saque.