Cruzeiro confirma decisão da FIFA por perda de pontos no Brasileiro, mas recorre no Tribunal

Gledson Leão, Simon Nascimento e Guilherme Piu
10/07/2019 às 07:54.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:28
 (Washington Alves/Lightpress)

(Washington Alves/Lightpress)

O Cruzeiro vai recorrer na Fifa da decisão que pune o time celeste com a perda de 6 pontos no Campeonato Brasileiro. O anúncio do recurso foi feito ao Hoje em Dia pelo diretor de comunicação do time estrelado, Valdir Barbosa. A sentença do Comitê Disciplinar da Fifa foi motivada pela dívida de 1,5 milhão de euros referente a compra do atacante Willian Bigode, em 2013.

O colunista do jornal OGlobo, Anselmo Gois, informou a decisão na madrugada desta quarta-feira (10). "O caso foi julgado em primeira instância e o Cruzeiro já fez o recurso. Sendo assim, por enquanto, não há risco de perda de pontos", disse Barbosa. Valdir ainda informou que durante esta quarta-feira a diretoria celeste vai se definir com o departamento jurídico do Cruzeiro para discutir sobre o recurso.

Condenação

De acordo com matéria publicada pelo colunista, o Comitê Disciplinar da Fifa decidiu que o Cruzeiro tem de ser punido pela CBF com a perda de 6 pontos no Campeonato Brasileiro. Isso por que o clube celeste foi condenado pela dívida de quase 1,5 milhão de euros que possui junto ao Zorya Luhansk, da Ucrânia, por causa da contratação de Willian Bigode.

Nesta manhã, a reportagem do Hoje em Dia teve acesso ao documento da Fifa que confirma o recurso enviado pelo Cruzeiro à entidade por meio de Breno Costa Ramos Tannuri, advogado do clube celeste. O documento suspende a condenação aplicada até que o recurso seja julgado. "Fica suspensa durante a vigência do processo perante a Corte de Arbitragem do Esporte (CAS). Informaremos as partes assim que uma decisão for tomada pelo CAS a esse respeito", diz o texto assinado por Andrea Nijssen, Secretário Adjunto do Comitê Disciplinar da Fifa.

Em nota  publicada no site oficial, o Cruzeiro reafirmou que perdeu a causa em primeira instância e que não corre risco de perda de pontos no Campeonato Brasileiro ou qualquer outra competição que esteja disputando. O clube celeste ainda informou que o recurso deve ser julgado em até 10 meses. "Segundo nosso advogado internacional, Dr. Breno Tanuri, se houver nova derrota, o Clube terá 90 dias para efetuar o pagamento da dívida", disse o comunicado. 

Veja a nota na íntegra

"O Cruzeiro, conforme nota oficial da FIFA divulgada ontem, não corre nenhum risco de perda de pontos no Campeonato Brasileiro ou qualquer outra competição que esteja disputando.

Há um processo tramitando na FIFA, do FC Zorya da Ucrânia contra o Cruzeiro Esporte Clube, relativo à transferência do atleta William Bigode.

O Cruzeiro EC perdeu a causa em primeira instância, mas, em seguida, entrou com um recurso conseguindo uma liminar que foi aceita pela FIFA e pelo CAS - Corte Arbitral do Esporte. Um novo julgamento será marcado  dentro de aproximadamente 10 meses. Segundo nosso advogado internacional, Dr. Breno Tanuri, se houver nova derrota, o Clube terá 90 dias para efetuar o pagamento da dívida.

Diante disso, nāo há nenhuma verdade quando se fala em perda de pontos."

Willian pelo Cruzeiro

O Cruzeiro contratou Willian em 2013. O atacante e se tornou "xodó" da torcida no bicampeonato Brasileiro (2013 e 2014). O atleta, que atualmente tem 32 anos, se despediu do clube celeste para defender o Palmeiras em 2017. A negociação do "Bigode" com o time paulista envolveu quatro jogadores. O atacante foi trocado pelo meia Robinho. 

Jogos: 185 (143 como titular)
Gols: 40
Assistências: 24
Títulos: Campeonato Mineiro (2014) e Campeonato Brasileiro (2013 e 2014)

Por ano

2013: 28 jogos, 8 gols e 7 assistências
2014: 61 jogos e 12 gols e 10 assistências
2015: 48 jogos, 13 gols e 6 assistências
2016: 48 jogos, 7 gols e 1 assistência

Por competição

Campeonato Mineiro: 25 jogos, 4 gols e 4 assistências
Primeira Liga: 1 jogo
Copa do Brasil: 17 jogos e 8 gols
Copa Libertadores: 18 jogos e 2 gols
Campeonato Brasileiro: 116 jogos, 24 gols e 19 assistências
Amistosos: 8 jogos, 2 gols e 1 assistência

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por