Cruzeiro defende escrita de oito anos em clássicos da 1ª fase do Mineiro neste domingo

Da Redação
25/01/2019 às 01:26.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:12
 (Bruno Haddad/Cruzeiro)

(Bruno Haddad/Cruzeiro)

Único confronto certo entre os dois clubes nas últimas 15 temporadas, o clássico entre Cruzeiro e Atlético, pela fase classificatória do Módulo I do Campeonato Mineiro, terá seu 16º capítulo neste domingo (27), às 11h, no Mineirão, quando eles se enfrentam pela terceira rodada do Estadual.

Apesar de na prática o clássico da primeira fase do Estadual valer pouco, pois os dois rivais nunca deixaram de chegar às etapas decisivas do Campeonato Mineiro, o jogo deste domingo carrega um tabu que será defendido pelos cruzeirenses, que não perdem para o rival este confronto desde 2011, quando o Atlético venceu por 4 a 3, de virada, na Arena do Jacaré, numa tarde de sábado em que o atacante Diego Tardelli foi o nome do jogo fazendo um hat-trick.

CLIQUE PARA AMPLIAR

Este jogo, disputado em Sete Lagoas, pois Mineirão e Independência estavam sendo reformados para as Copas das Confederações e do Mundo, teve a quarta vitória do Atlético em até então oito clássicos contra o Cruzeiro pela fase classificatória do Módulo I.

Em 2012, a Arena do Jacaré ainda foi palco do duelo, mas a partir de 2013 ele passou a ser disputado em Belo Horizonte, sendo o primeiro deles, em 3 de fevereiro deste ano, o jogo que marcou a reinauguração do Mineirão, após dois anos e meio fechado para reforma.

Vencido pelo Cruzeiro por 2 a 1, este confronto marca o início da hegemonia da Raposa nos clássicos pela etapa inicial do Estadual.

Desde então, em seis partidas, sendo três no Gigante da Pampulha e outras três no Independência, os cruzeirenses venceram quatro vezes e dois clássicos terminaram empatados.

TÍTULO

O que mais impressiona é a falta de relação da vitória neste clássico da fase classificatória do Campeonato Mineiro com a conquista do título da competição.
Apenas três vezes, nas últimas 15 edições, quem venceu o primeiro confronto entre Cruzeiro e Atlético pelo Estadual faturou o torneio.

Isso aconteceu com o Atlético, em 2007, e com o Cruzeiro, em 2009 e 2018. Em compensação, por cinco vezes o perdedor do clássico da primeira etapa do Estadual foi campeão mineiro.

A Raposa saiu derrotada do primeiro confronto com o Atlético, mas depois foi campeã mineira, em 2004, no primeiro ano em que essa fórmula foi usada, e 2011.
Com o Galo, isso aconteceu por três vezes, nas edições de 2010, 2013 e 2017.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por