Em situações opostas na classificação do Campeonato Brasileiro, pois o Cruzeiro luta para sair da zona de rebaixamento e o Grêmio briga pela liderança, os dois times jogam neste domingo (19), às 19h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, com a mesma obrigação: vencer.
Para o Cruzeiro, isso poderia não parecer um grande problema se for considerado o fato de o time de Paulo Bento ter vencido as suas duas últimas partidas como visitante neste Brasileirão, contra Botafogo (1 a 0), em Brasília, e Atlético (3 a 2), no Independência. O problema é que a Raposa encara na noite deste domingo um dos dois times que têm 100% de aproveitamento dentro de casa na competição. O outro é o Palmeiras, que neste sábado manteve o desempenho fazendo 3 a 1 no Santa Cruz, no Allianz Parque.
O segredo gremista para um desempenho tão bom como mandante é a força defensiva. Nas três partidas que disputou em Porto Alegre, o time do técnico Roger Machado, que durante a semana rejeitou uma proposta do Corinthians para substituir Tite, que foi para a Seleção Brasileira, não sofreu gol. Venceu Flamengo e Ponte Preta por 1 a 0, e o Coritiba por 2 a 0.
Para tentar acabar com a dupla invencibilidade gremista, o técnico Paulo Bento vai apostar num esquema tático parecido com o que foi eficiente na vitória sobre o Atlético, no Independência. Uma postura mais fechada, com uma marcação baixa, para que se possa ter espaço para o contra-ataque. Dentro dessa estratégia, Willian deve entrar no time, no lugar do garoto Alex, formando o trio de meias com Arrascaeta e Alisson, que chegaram a ser poupados do treino na sexta-feira, mas trabalharam no campo neste sábado e foram para Porto Alegre.
As mudanças no Cruzeiro não se limitam a William. No setor defensivo, os laterais Lucas e Bryan, que cumpriram suspensão na derrota para o Flamengo, voltam na vaga dos improvisados Bruno Ramires e Allano, respectivamente. A mesma situação vive o zagueiro Bruno Viana, que entra no lugar de Fabrício Bruno.
O volante Lucas Romero, o terceiro jogador do Cruzeiro expulso no clássico, também pode reforçar o time e entra na vaga de Ariel Cabral. Apesar de em outras circustâncias poder ser até considerado um resultado normal, uma derrota para o Grêmio, na noite deste domingo, joga ainda mais pressão sobre o time de Paulo Bento. Menos mal para ele que as expectativas cruzeirenses e o desempenho desde o início da temporada são indicativos de que brigar na parte de cima da tabela seria uma tarefa muito difícil.
Retorno
No Grêmio, o time pode ter mudanças nas duas laterais. Na direita, o titular Edilson está suspenso. A primeira opção de Roger Machado parece ser a improvisação do volante Ramiro, pois o reserva da posição, Wallace Reis, está relacionado, mas volta de contusão. Na esquerda, o titular Marcelo Oliveira, ex-Cruzeiro, volta de contusão e deve decretar a volta de Marcelo Hermes ao banco de reservas.
A FICHA DO JOGO
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Ramiro, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira (Marcelo Hermes); Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Everton; Luan. Técnico: Roger Machado
CRUZEIRO
Fábio; Lucas, Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Bryan; Lucas Romero e Henrique; Alex (Willian), Arrascaeta e Alisson; Riascos. Técnico: Paulo Bento
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Arena do Grêmio (Porto Alegre)
ARBITRAGEM: Thiago Duarte Peixoto, auxiliado por Marcelo Van Gasse e Alex Ang Ribeiro, todos de São Paulo