Cruzeiro e Atlético fazem neste domingo o 30º clássico do Brasileirão por Pontos Corridos

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
14/09/2018 às 20:45.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:28

 Quando Cruzeiro e Atlético entrarem em campo neste domingo, às 16h, no Mineirão, para se enfrentarem pela 25ª rodada do Brasi-leirão, eles estarão fazendo história. Isso porque o clássico mineiro será o primeiro, entre os principais de cada estado, a completar a marca de 30 jogos nos pontos corridos.

Flamengo e Fluminense e São Paulo e Santos chegam em 2018 a 32 partidas entre si pela Série A desde 2003. Mas não são os principais clássicos de seus estados, pois a segunda maior torcida do Rio de Janeiro é do Vasco e, em São Paulo, o Corinthians é quem tem mais torcedores.

O clássico mineiro alcançará a marca expressiva em seu principal palco, o Mineirão, que recebeu 17 das 29 partidas disputadas entre os rivais pelo Brasileirão por pontos corridos.

Com mais vitórias no retrospecto desse recorte recente do clássico (14 a 11, além de quatro empates), o Cruzeiro leva a melhor também na Pampulha, pois ganhou nove vezes, contra cinco vitórias do Atlético e três igualdades.

O jogador que mais participou do clássico neste período é o goleiro Fábio, do Cruzeiro, com 21 jogos. Mas a presença dele neste domingo está ameaçada pela provável escalação de um time reserva pelo técnico celeste Mano Menezes.

Outros dois integrantes do Top 5 de participações pelo Cruzeiro vivem a mesma situação: o zagueiro Léo e o volante Henrique.

No Atlético, o recordista é Leonardo Silva, que completará 14 clássicos contra o rival pelo Brasileirão. O goleiro Victor se isolará ainda mais na segunda posição do ranking de presenças alvinegras, pois enfrentará o Cruzeiro, no Brasileirão, pela 12ª vez.

 ARTILHARIA

Além de ser o recordista de jogos pelo Atlético neste período, Leonardo Silva, apesar de zagueiro, deve ser também o jogador em campo com mais gols no clássico pelo Brasileirão na Era dos Pontos Corridos.

O defensor já balançou a rede cruzeirense duas vezes, mesmo número do meia Thiago Neves. Mas o camisa 30 também deve ser poupado por Mano Menezes por causa do jogo da próxima quarta-feira, contra o Boca Juniors, pela Libertadores. Ainda não existe definição se ele ficará no banco de reservas.

Num clássico marcado por tristes episódios fora de campo, que dentro das quatro linhas uma bela história seja construída neste domingo. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por