Está definido! O Cruzeiro jogará a partida de volta das semifinais da Copa do Brasil contra o Internacional fora de casa. Em sorteio realizado na tarde desta segunda-feira (22) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ficou estabelecido que o Beira-Rio sediará o segundo jogo entre Raposa e Colorado. O primeiro duelo será disputado no Mineirão, em Belo Horizonte.

Pela primeira vez Cruzeiro e Inter se enfrentam na Copa do Brasil. Os gaúchos se classificaram após eliminar o Palmeiras nos pênaltis (1 a 0 no tempo normal e 5 a 4 nos penais) nas quartas de final. Já a equipe estrelada deixou pelo caminho o arquirrival Atlético, após vencer em casa por 3 a 0 e perder no Independência por 2 a 0. 

A partida de ida será disputada no dia 7 de agosto, em Minas Gerais. O jogo de volta será no dia 9 de setembro, no Rio Grande do Sul.

As finais também tiveram datas divulgadas. A primeira partida ocorrerá no dia 11 de setembro e a volta no dia 18 do mesmo mês. 

Grêmio x Athletico-PR

A primeira partida entre Grêmio e Athletico-PR acontecerá apenas no dia 14/08, uma semana após Cruzeiro e Internacional jogarem no Mineirão. A volta entre o Tricolor Gaúcjo e o Furacão acontecerá também no dia 04/09. Para quem pergunta o motivo da diferença de datas, é que o Athletico joga no dia 7 de agosto contra o Shonan Bellmare, do Japão, na final da Copa Suruga.

O duelo está marcado para as 7h, horário de Brasília, no Shonan BMW Stadium Hiratsuka, na cidade de Hiratsuka, distante aproximadamente uns 50 quilômetros de Tóquio, capital do Japão.

Essa decisão a qual participa o clube paranaense também fez com que a partida da 13ª rodada do Brasileiro, contra o São Paulo, fosse adiada. Ainda não há data para esse duelo acontecer. 

Semana livre

Como a partida de volta não mais será disputada no dia 14 de agosto, o Cruzeiro terá uma semana livre para treinar nesse período. O calendário celeste ficou dessa forma.

No dia 7 de agosto joga contra o Internacional, no Mineirão; no dia 11 enfrenta o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis, e só no dia 18 pega o Santos, em Belo Horizonte. Portanto, Mano Menezes terá sete dias para trabalhar o seu elenco.  

Sequência nas semifinais

Pela quarta vez seguida o Cruzeiro disputará a fase semifinal da Copa do Brasil. O clube disputou essa etapa da competição em 2016 (eliminado pelo Grêmio), em 2017 (eliminou o Grêmio) e 2018 (eliminou o Palmeiras). As duas últimas participações da Raposa terminaram com o título do mata-mata. 

O Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil com seis títulos. O Grêmio vem logo em seguida com cinco, tendo o Palmeiras, Corinthians e Flamengo três troféus também na lista dos clubes que mais vezes levantaram o troféu dessa competição.