HÁ 58 ANOS

Cruzeiro relembra 1º clássico do Mineirão que terminou com vitória celeste e pancadaria

Árbitro encerrou o duelo aos 35 do 2º tempo após se agredido por jogadores do Atlético

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/10/2023 às 11:27.
Cruzeiro alfineta Atlético ao relembrar primeiro clássico da era Mineirão (Reprodução / Twitter Cruzeiro)
Cruzeiro alfineta Atlético ao relembrar primeiro clássico da era Mineirão (Reprodução / Twitter Cruzeiro)

Cruzeiro e Mineirão usaram as redes sociais na manhã desta terça-feira para relembrar os 58 anos do primeiro clássico disputado no Gigante da Pampulha, celebrado neste 24 de outubro. A partida, válida pelo Campeonato Mineiro de 1965,  foi vencida pelo Cruzeiro por 1 a 0, gol de Tostão, e ficou conhecida pelos torcedores como “A fuga das galinhas”.

View post on X

Aos 34 minutos do segundo tempo, o árbitro espanhol Juan de la Pásion Artez marcou pênalti de Décio Teixeira, do Galo, sobre Wilson Almeida, da Raposa.O Cruzeiro já vencia o duelo e teria a chance de ampliar o marcador. Com isso, os alvinegros foram para cima do espanhol para reclamar da marcação, alegando que o lance havia ocorrido fora da grande área. 

Convicto, Juan de la Pásion Artez não refutou e o clima esquentou. No meio da confusão, o zagueiro atleticano Vander agrediu o juiz. Ele prontamente pediu a entrada da Polícia Militar. Porém, não a tempo de impedir a briga generalizada. Com medo da falta de segurança, o espanhol expulsou nove dos onze jogadores do Galo e decretou o fim do duelo. 

O ex-árbitro Juan de La Pasión Artês, morreu no dia 3 de fevereiro deste ano, aos 92 anos. Ele foi um dos principais nomes do quadro de  arbitragem mineira nas décadas de 1960 e 1970.

O Atlético entrou em campo com: Luiz Perez; João Batista, Vander, Bueno e Décio Teixeira;  Bougleaux, Viladonega, Buião e Mauro; Roberto e Noêmio. Técnico Mário Celso de Abreu.

Já o Cruzeiro teve: Tonho; Pedro Paulo, William, Vavá e Ilton Chaves; Neco, Wilson Almeida, Dirceu Lopes e Tostão; Marco Antônio e Hilton Oliveira. Técnico: Airton Moreira.

O único gol do jogo aconteceu aos 35 do primeiro tempo. A jogada iniciou com Dirceu Lopes lançando Hilton Oliveira. O atacante avançou até a linha de fundo e cruzou à grande área. Mesmo marcado, Marco Antônio conseguiu rolar a bola para Tostão que bateu firme, sem chances para o arqueiro Luiz Perez, que viu a bola morrer no fundo do gol. 

O lance foi acompanhado por 60 mil pessoas que marcaram presença no estádio, sendo 47.530 os pagantes. A renda bruta foi de Cr$ 46.884.000,00.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por