Cruzeiro seca Flamengo diante do Grêmio em defesa de seu maior feito e por briga contra descenso

Alexandre Simões
22/10/2019 às 18:54.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:21
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

A temporada de 2003, a maior da história do Cruzeiro, quando o clube venceu o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a primeira edição da Série A por pontos corridos, está marcada para sempre. Acima do escudo, em ação referendada pelo Conselho Deliberativo e que consta no Estatuto, está uma coroa, simbolizando a Tríplice Coroa alcançada por Vanderlei Luxemburgo e seus comandados.

Qual a relação do feito celeste, há 16 anos, com o jogo entre Flamengo e Grêmio, nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelas semifinais da Libertadores? É que o feito está em risco, pois o rubro-negro carioca tem a chance de alcançar em 2019 uma trinca superior à cruzeirense.

O Flamengo já ganhou em 2019 o Campeonato Carioca. Na Série A, o time comandado por Jorge Jesus tem dez pontos de frente sobre o segundo colocado Palmeiras, isso a 11 rodadas do final da competição.Arquivo Hoje em Dia

A vantagem flamenguista é tão grande, que o site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG, calcula em 97,2% as chances de o time da Gávea erguer a taça do Brasileirão dez anos após sua última conquista. Os palmeirenses, concorrentes mais próximos, aparecem com 2,1%.

A Copa Libertadores aparece como o terceiro título possível do Flamengo na temporada de 2019.

Ganhar três títulos oficiais num ano não é um feito inédito do Cruzeiro. O Santos, em 1962 e 1963, por exemplo, venceu quatro (veja arte ao lado). Em 1964, ganhou mais três. O próprio Flamengo já alcançou essa façanha, em 1981, assim como São Paulo (1992 e 2005), Palmeiras (1993) e Grêmio (1996).

Mas a Tríplice Coroa cruzeirense é a única que inclui um Brasileirão por pontos corridos. Agora, o Flamengo tem a chance de alcançar a sua. E colocando uma Libertadores no lugar da Copa do Brasil, algo que tornaria seu feito maior, por causa da hierarquia dos torneios.

Vantagem
Com o empate em 1 a 1, na partida de ida das semifinais da principal competição sul-americana de clubes, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no último dia 2 de outubro, o Flamengo, além do mando de campo, tem a vantagem de se classificar para a decisão com um empate por 0 a 0.

Se acontecer outro 1 a 1, o classificado será conhecido nos pênaltis. Empate com o placar a partir de 2 a 2 garante a vaga aos gremistas. Isso porque na Copa Libertadores, o gol marcado fora de casa é critério de desempate.

A primeira final em jogo único da Libertadores será disputada neste ano. Marcada para 23 de novembro ela terá o Estádio Nacional, em Santiago, como sede.

Apesar da onda de protestos na capital chilena nos últimos dias, com ação violenta da polícia contra os manifestantes, as autoridades do país garantem que o jogo está mantido. Mas o Campeonato Chileno foi paralisado até que se tenha uma situação mais tranquila no Chile.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por