Alexandre Mattos deixa o comando do futebol do Cruzeiro; veja os principais pontos da entrevista

Alberto Ribeiro e Álvaro Castro - Hoje em Dia
09/12/2014 às 15:56.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:19
 (Alberto Ribeiro)

(Alberto Ribeiro)

Após comandar a reformulação que levou o Cruzeiro a conquistar o tetracampeonato Brasileiro (com dois títulos seguidos em 2013 e 2014), Alexandre Mattos deixou na tarde desta terça-feira (9) o comando do futebol cruzeirense. Ele ainda não informou para qual clube seguirá, mas especula-se que seu destino será o Palmeiras. Mattos ocupava o posto de diretor de futebol desde março de 2012, quando deixou o América para a Toca da Raposa. A decisão foi tomada após uma rápida reunião entre o dirigente e o presidente Gilvan de Pinho Tavares e seu vice José Francisco Lemos na sede do clube no Barro Preto, região Centro-Sul de BH.

Os principais nomes cotados para assumir o cargo são o volante Tinga, que faz parte do atual plantel do Cruzeiro, o argentino Sorín, que atuou como lateral-esquerdo no clube em três passagens (2000-2002, 2004, 2008-2009) e Alexandre Faria, que acumula passagens por Grêmio, Fluminense, e atualmente está no América.   Em entrevista coletiva na Toca da Raposa II ele deixou claro que terminará o ciclo em 31 de dezembro. Muito emocionado e chorando, ele deixou claro que terminará algumas negociações ainda em andamento. "Foi um trabalho muito intenso, de muita garra, paixão, com a conquista de dois títulos", afirmou. |Segundo o dirigente, será apenas um "até logo". "Entrei pela porta da frente e quando encerrar esse ciclo, sairei pela porta da frente também", disse.   "Entendi que necessito de novos rumos, passei isso para o presidente, ele deixou claro que cobriria qualquer proposta. Não tenho nada com nenhum equipe. Tenho algumas situações para minha vida pessoal, para ver se continuarei no futebol ou não e repito, até 31 de dezembro ainda tem algumas coisas para fechar", analisou.   O dirigente, que teve seu nome muito ligado ao Flamengo nos últimos dois anos, tem o Palmeiras como provável destino na próxima temporada. "Deixei claro que no futuro, não vou permitir em falar situações até terminar meu ciclo aqui. Vou analisar e tomar uma decisão de carreira ou prosseguimento", afirmou, mantendo o tom de mistério sobre seu acerto com o time paulista.

Após a conquista do título, o dirigente recebeu uma série de manifestações de torcedores e jogadores nas redes sociais pedindo sua permanência no clube. "Agradeço a torcida do Cruzeiro. Tentei esse tempo todo tocar no coração dela, faze-los sorrir bastante, eles me tocaram muito nesse último jogo e o presidene Gilvan, uma pessoa que vou corregar comigo até o fim da vida", disse sobre a torcida celeste.

Ele fez questão ainda de exaltar a grandeza do clube e mostrou confiança no andamento do que havia sido planejado e traçado para o próximo ano. Mattos fez questão de frisar que sua saída não prejudicará a contrução do clube para o próximo ano. "Absolutamente não pode prejudicar. Não sou insubstituível. Ninguém é maior que o Cruzeiro. O projeto segue em andamento. Tem outros profissionais aqui que fazem um trabalho maravilhoso. O Cruzeiro pode ficar tranquilo em relação a isso", alertou.

Confira outros pontos da entrevista do agora ex-dirigente celeste

Estrutura celeste   "Vou encerrar ao fim do ano, com muita tranquilidade o Cruzeiro é uma máquina que funciona tranquilo, diferente da minha chegada e do presidente. O Cruzeiro funciona bem, é uma boa máquina, tem o Valdir, o Benecy, disse que pode contar comigo até o fim do ano, para sacramentar esta linda história aqui"   Filosofia e contratações    "O torcedor já conhece a filosofia do Cruzeiro, não é do Alexandre, é pensar grande, buscar atletas que possam me ajudar, é um desejo grande de buscar Libertadores e o Mundial. As negociações estão acontecendo, existe a possibilidade de acontecer as coisas, mas tudo dentro de uma evolução natural como sempre foi"   Fred   "Não vou dizer presente do Alexandre. Presente é do clube, do presidente, ele que é o responsável por todos aqueles que passaram aqui. O Fred já falamos bastante sobre isso, não tem negociação em andamento, a gente já tentou este atleta lá atrás, são jogadores elevados para a maioria dos jogadores do Brasil. Não tem, até o momento, processo de negociação. Isso está acontecendo pela ligação dele com o Cruzeiro. Acho que é uma situação bem difícil, pelo que a gente sabe de valores, tanto pela aquisição e pela questão salarial. Se não mudar, o Cruzeiro não vai contratar o Fred"   Planejamento   "O planejamento começou lá trás, o planejamento de 2015 passou por 2012, 2013, o Cruzeiro bebe água limpa muitas vezes por isso. O Alexandre não é único aqui dentro. Tem outras pessoas, Valdir, Benecy, o presidente, Marcio Rodrigues continua na chapa, tem pessoas que vão dar continuidade a isso. Posteriormente eles vão tomar decisão da vinda de um novo profissional na hora certa. O Cruzeiro necessita mais de ajustes do que se recriar, como aconteceu anos atrás. Hoje está mais calmo tomar a decisão sobre a vinda de outro profissional"
A vida em Belo Horizonte 
"Já são dez anos direto em Belo Horizonte, sete no América, agora estes três. Chega uma hora que tem de analisar tudo que vem no entorno. Já vinha formatando ideia de tentar novos objetivos e desafios, fiz meu papel digno e correto, com muito amor. Talvez chega a hora de colocar isso tudo em outro projeto, outro desafio, não tem data prevista"
Leandro Damião
"Não existe, nunca se cogitou isso dentro do clube. O Cruzeiro não foi procurado"
Marcelo Moreno
"Não tivemos evolução, é uma negociação bem complexa, valor bem elevado. O Cruzeiro vai ter dificuldades, é um jogador que o Cruzeiro gosta muito, que está fazendo o possível para manter, mas vamos ter muita dificuldade em segurar o atleta"

Lucas Silva   "Hoje (terça-feira) de manhã conversei com eles, recusamos a proposta, colocamos a posição do Cruzeiro, vou tentar resolver, acredito que possa ter final feliz. Conversei com o Lucas e seu empresário, estão felizes no Cruzeiro. claro que falando no Real Madrid, equipe que tem o nível do Cruzeiro"

Confira as principais contratações da "era Alexandre Mattos"

Deram certo:    Bruno Rodrigo, Dedé, Manoel, Egídio, Henrique, Willian Farias, Nilton, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart, Dagoberto, Marcelo Moreno, Willian, Marquinhos, Tinga, Ceará, Borges e Júlio Baptista   Não deram certo:   Everton, Thiago Carvalho, Mateus, Sandro Silva, Alex Silva, Fabinho, Rafael Donato, Diego Souza, Paulão, Nirley, Ananias, Souza, Lucca, Neilton e Luan  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por