Joaquim Pinto, gerente do departamento de scouting do Cruzeiro, afirmou que, antes de fechar com o clube, tentou contratar jogadores celestes para o Spartak Moscou, da Rússia, sua ex-equipe. Em entrevista ao Cruzeiro Cast, nesta sexta-feira (19), Pinto explicou que a iniciativa não avançou.
“O Paulo Pelaipe me ligou, me apresentou o projeto do Cruzeiro. A dimensão do Cruzeiro, claro, eu já conhecia. Quem gosta de futebol sabe a dimensão do Cruzeiro. Mas ele me atualizou da situação, e aproveitei logo para falar de alguns jogadores na perspectiva de reforçar o Spartak. Mas não seguimos com essa situação”, contou o gerente.
Antes do contato de Pelaipe, Joaquim recebeu uma mensagem do técnico Leonardo Jardim. Ele disse que a conversa, realizada à noite, durou cerca de uma hora e teve como objetivo principal o conhecimento mútuo entre as partes.
“Curiosamente, ficamos uma hora conversando, e ele mostrou interesse em trabalharmos juntos. Mas, ali, acho que foi para um conhecimento mútuo. Era para ele me conhecer, e eu conhecer ele”, relatou Pinto.
Após essa primeira conversa, o gerente revelou que a relação com o Cruzeiro se intensificou, com novos diálogos sobre jogadores e temas do clube. “Ali, começou uma relação com o Cruzeiro. Não foi uma relação conclusiva, porque depois estivemos mais tempo no telefone discutindo jogadores, algumas temáticas. Naquela altura, estava no fim da temporada no Spartak. Foram várias conversas”, disse.
Formado em Scouting, Alto Rendimento Esportivo, Coaching Desportivo e com curso de treinador, Joaquim Pinto começou sua carreira no Benfica, em 2009, onde permaneceu por 15 anos e participou de grandes contratações do clube. Em 2024/25, atuou como Diretor de Scouting e Diretor Esportivo Interino no Spartak Moscou antes de se transferir para o Cruzeiro.
Leia mais