A torcida do Cruzeiro está autorizada a afixar a faixa "Toca da Raposa 3", novamente, no Mineirão. Nos últimos jogos a faixa não estava sendo colocada após uma polêmica entre a administração do estádio e o clube, que envolveu também a Konami, produtora do jogo de videogame PES 2019. Apesar de liberada, a bandeira não poderá mais ficar na parte debaixo do setor vermelho das arquibancadas, em frente às cabines de televisão.

Nas duas últimas partidas em casa, contra o Fluminense e Internacional, a faixa foi retirada, sendo que no último domingo (2), no duelo contra o Colorado, nenhuma torcida afixou bandeira no Mineirão. Em nota publicada na sua página na internet, o Cruzeiro informou que após uma reunião na quarta-feira (5) com representantes da Minas Arena, ficou definido que qualquer alusão ao termo "Toca da Raposa 3" está liberada, mas que a faixa será reposicionada "por questões contratuais".

O Clube não se manifestou sobre o uso do nome "Toca III" no jogo Pro Evolution Soccer, produzido pela Konami e vendido para fora do país. Conforme o Hoje em Dia mostrou em agosto, a Minas Arena afirmou que notificaria a empresa pelo uso indevido do nome, que teria sido adotado por indicação do Cruzeiro sem consulta à administradora do estádio. A designação não aparece na versão nacional do PES 2019.

Em comunicado oficial, a Minas Arena informou que somente ela tem direito a comercializar o nome e a imagem do estádio. A empresa informou também que  "responsabilidade da concessionária zelar pelo patrimônio do estádio e conferir isonomia a todos os clubes mineiros em quaisquer assuntos relacionados ao Complexo Mineirão".

Leia a nota conjunta do Cruzeiro e da Minas Arena:

Com o intuito de analisar e resolver da melhor forma possível os assuntos relacionados ao termo ‘Toca da Raposa 3’, representantes de Cruzeiro Esporte Clube e Minas Arena se reuniram na tarde da última quarta-feira, 5 de setembro. 

No encontro, ficou garantido por parte da Minas Arena que serão respeitadas e liberadas todas e quaisquer manifestações por parte dos torcedores do clube que queiram fazer alusão ao termo ‘Toca da Raposa 3’ nas arquibancadas, como é de praxe.

Ficou acordado, também, que a faixa voltará a ser instalada no estádio em jogos do Cruzeiro. No entanto, por razões contratuais, a mesma será reposicionada em um outro local.

Cruzeiro e Minas Arena informam que, como parceiros, estão atuando de forma conjunta, buscando as melhores resoluções que atendam aos anseios das duas partes.

Leia Mais:

Mineirão tem nome citado em jogo de videogame e gestora do estádio notificará criador do game