
Sem muitos objetivos no Campeonato Brasileiro, com chances remotas de rebaixamento, a direção do Cruzeiro aguarda o fim da temporada, no início de dezembro, para intensificar os contatos para a contratação de reforços.
Uma coisa já foi definida: o grupo será rejuvenescido, principalmente no caso dos jogadores do meio-campo.
Diferentemente do perfil deste ano, especialmente no segundo semestre, quando foram contratados vários jogadores veteranos, o Cruzeiro vai apostar em revelações e também na categoria de base.
Para ter ideia, dos três veteranos que reforçaram o time no Brasileiro, apenas o lateral-direito Ceará, de 32 anos, correspondeu às expectativas. O lateral, após cinco anos no Paris Saint-Germain, da França, readaptou-se rapidamente ao futebol brasileiro.
Tinga, 34, e Borges, 32, contribuíram pouco para o time, com o mau futebol apresentado e pelas lesões.
Juventude
Por isso, o diretor de futebol do clube, Alexandre Mattos, está com uma lista de jovens talentos do futebol brasileiro. O meia Ricardo Goulart, 21 anos, do Goiás, está na mira do Cruzeiro. Destaque da equipe goiana na temporada, o jogador mostrou habilidade e velocidade, característica que faltou ao time celeste.
Além de reforços, a diretoria trabalha, em sigilo, para a contratação de um substituto para Celso Roth, em rota de colisão com o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares. Um dos nomes mais cotados é de Adilson Batista, que comandou a equipe do Cruzeiro de janeiro de 2008 a junho de 2010.
Embora Batista já tenha recusado duas vezes convites para retornar à Toca da Raposa, a história promete agora outro final. Nas outras vezes, ele viria durante a temporada, mas agora é para iniciar um trabalho, em janeiro de 2013. l