Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

'um peso, duas medidas'

CBF afasta árbitro após lances com critérios distintos em jogos de Cruzeiro e São Paulo

Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva deixam as escalas após reclamações de clubes e revisão técnica da Comissão de Arbitragem

Do HOJE EM DIA
Publicado em 06/10/2025 às 16:20.

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, no domingo (5), o afastamento dos árbitros Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, e Ilbert Estevam da Silva, de São Paulo, após reclamações de clubes por decisões tomadas na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Segundo a entidade, os profissionais serão submetidos a treinamento e avaliação técnica antes de voltarem a atuar.

No caso de Abatti, chamou atenção a diferença de critérios em lances semelhantes ocorridos em partidas recentes. Na quinta-feira, ele marcou falta de Alex Sandro sobre Kaio Jorge, em duelo entre Flamengo e Cruzeiro, no Maracanã. O lateral rubro-negro escorregou e atingiu o atacante cruzeirense, e a equipe mineira pediu o segundo cartão amarelo ao jogador, o que resultaria em expulsão ainda no primeiro tempo.

Três dias depois, em São Paulo x Palmeiras, Abatti foi novamente protagonista em jogada parecida, mas dentro da área. O árbitro não marcou pênalti em lance envolvendo Andreas Pereira, que poderia ampliar a vantagem são-paulina para 3 a 0. Após a não marcação, o Palmeiras reagiu e venceu o clássico por 3 a 2.

O afastamento do catarinense ocorre após a CBF receber reclamações de clubes sobre decisões consideradas equivocadas. Em nota oficial, a entidade informou que os árbitros e integrantes do VAR das partidas São Paulo x Palmeiras e Red Bull Bragantino x Grêmio “passarão por treinamento, aprimoramento e avaliação interna”.

O segundo árbitro afastado, Ilbert Estevam da Silva, foi alvo de críticas após marcar pênalti nos acréscimos da partida entre Red Bull Bragantino e Grêmio. O lance resultou na expulsão de um jogador gremista e no gol da vitória do time paulista. O clube gaúcho também enviou representação formal à CBF.

Carreira de Abatti

Ramon Abatti Abel faz parte do quadro da Fifa desde 2022 e é considerado um dos principais nomes da arbitragem brasileira. Natural de Araranguá (SC), iniciou a carreira na Federação Catarinense de Futebol em 2017 e ingressou no quadro nacional da CBF em 2020.

O árbitro ganhou destaque internacional ao apitar as quartas de final do Mundial de Clubes e a final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, entre França e Espanha. A CBF esclareceu que o afastamento não tem caráter punitivo, mas integra o processo de revisão técnica dos profissionais de arbitragem.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por