
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) liberou, nesta quinta-feira (12), o áudio do diálogo entre o árbitro Braulio Machado e a equipe do VAR no cancelamento do pênalti a favor do Atlético contra o Red Bull Bragantino, no duelo disputado na última quarta. De acordo com Braulio, o lateral-esquerdo Guilherme Arana estava impedido, já que o desvio no lateral Hurtado teria sido uma reação natural, não habilitando Arana no lance.
Aos 18 minutos do primeiro tempo, Guga bate cruzado de fora da área e a bola sobra para Guilherme Arana, que em um primeiro momento para na defesa do goleiro Cleiton. Na sequência, o lateral do Galo bate para o gol, mas o zagueiro Léo Ortiz tira em cima da linha, com o braço. O árbitro marcou pênalti e expulsou Ortiz.
Ao ser chamado pelo VAR, o dono do apito revisou o lance, confirmou que Arana estava em posição irregular. A dúvida foi se Hurtado teve a intenção de tocar na bola e começar um novo lance – o que tiraria o impedimento – ou se foi uma reação natural, em que o defensor não tem a intenção de jogar.
Da cabine do VAR o entendimento foi que Hurtado quis jogar, já Braulio considerou o movimento como uma reação. Como a decisão o árbitro de campo é soberana, o gol e o cartão vermelho foram cancelados.
O duelo, antecipado da sétima rodada do Campeonato Brasileiro, terminou empatado em 1 a 1, no estádio Nabi Abi Chedid.
No momento do lance polêmico os donos da casa venciam por 1 a 0, com gol de Ytalo. O Galo empatou no segundo tempo com Nacho Fernández.
Confira o diálogo entre o árbitro e o VAR:
Rodrigo Nunes (VAR): "Bráulio, recomendo a revisão. Para interpretar se o defensor joga realmente. Na minha opinião, o defensor joga e não teria posição de impedimento. Mas a gente precisa interpretar com maior detalhes"
Bráulio: "Você checou o pênalti. Ok?".
Rodrigo Nunes (VAR): "O pênalti eu preciso que você cheque. Como vamos checar o impedimento, vamos checar o penal. Vou te mostrar que ele está em posição de impedimento pelo ombro. Vou te mostrar a ação do jogador. Não é chute a gol".
Braulio: "Pode soltar".
Rodrigo Nunes (VAR): "É uma bola lenta, onde ele busca com a perna jogar".
Bráulio: "O número 34, a bola está muito perto. Não tem controle. É uma reação, ele não joga, não tem controle do movimento. Ele (Leo Ortiz) está em cima da linha, seria vermelho tático. Eu vou tirar o cartão vermelho e irei voltar com o impedimento. Situação de impedimento, ok?".
VAR: "Perfeito".