Estilo ofensivo

Conheça Nicolás Larcamón, técnico acertado com o Cruzeiro para 2024

Treinador foi demitido do León, do México, logo após a derrota para o Urawa Reds na estreia do Mundial de Clubes

Bernardo Haddad*
@_bezaoesportes@hojeemdia.com.br
19/12/2023 às 19:11.
Atualizado em 19/12/2023 às 19:34
Nicolas Larcamón deve ser anunciado pelo Cruzeiro ainda nesta semana (Reprodução/ Redes Sociais)

Nicolas Larcamón deve ser anunciado pelo Cruzeiro ainda nesta semana (Reprodução/ Redes Sociais)

O Cruzeiro acertou a contratação de Nicolas Larcamón, nesta terça-feira (19), segundo a imprensa argentina, para assumir a equipe. O argentino de 39 anos foi demitido pelo León, do México, na semana passada, após a derrota na estreia do Mundial de Clubes. 

Apesar do fracasso diante do Urawa Reds, na fase preliminar do torneio internacional, a demissão do treinador surpreendeu a imprensa mexicana e os torcedores do León. Para a diretoria do clube, a derrota foi um “vexame” e o técnico não resistiu no cargo. 

De acordo com os jornalistas argentinos César Luis Merlo e Germán García Grova, do canal esportivo TyC Sports, Nicolas Larcamón tem um acordo verbal com o clube mineiro e deve assinar contrato até dezembro de 2025. As partes já trocaram documentos e aguardam apenas a assinatura do comandante, que ainda está na Arábia Saudita. 

A comissão técnica de Larcamón no Cruzeiro será composta por quatro integrantes: os auxiliares Javier Berges e Damian Ayude, o preparador físico Juan Cruz Monaco e o analista Miguel Leopardi

Times de Larcamón

As equipes treinadas por Nicolas Larcamón são conhecidas pelo caráter ofensivo, o que agrada à SAF do Cruzeiro. O argentino ficou conhecido no futebol mexicano por valorizar o ataque e a posse de bola. 

O trabalho tático de Larcamón se assemelha com as propostas de Pepa e Paulo Pezzolano, que tinham equipes ofensivas. 

Além disso, o treinador mostrou que sabe trabalhar com elencos curtos e pouco investimento, o que agradou à diretoria da Raposa. 

Carreira como treinador

Ao contrário de muitos treinadores atuais, Nicolas Larcamón não foi jogador de futebol. Desde o princípio, o objetivo do argentino era de se tornar treinador. 

Apesar da nacionalidade, o comandante nunca treinou um time profissional da Argentina, apenas nas categorias de base, no início da carreira, com os modestos Nueva Chicago, Los Andes e Banfield.

A primeira oportunidade que recebeu de treinar um time profissional foi no Deportivo Anzoátegui, da Venezuela, em 2016. Após um ano e meio à frente da equipe, Larcamón deixou o time venezuelano com 33 vitórias, 17 empates e 19 derrotas em 69 partidas. 

Em julho de 2017, o comandante assumiu o Antofagasta, do Chile. Pela equipe chilena, teve 9 vitórias, 9 empates e cinco derrotas.

Ainda no Chile, Larcamón também comandou o Huachipato, onde teve 52 jogos com 18 vitórias, 15 empates e 19 derrotas. No início de 2020, foi para o Curicó Unido, onde realizou 19 jogos e acumulou 9 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. 

Em dezembro de 2020, se transferiu para o campeonato mexicano, onde teve mais sucesso na carreira. Pelo Puebla, clube que ficou mais tempo no comando, realizou 81 jogos, com 27 vitórias, 31 empates e 3 derrotas. 

No fim de 2022, Larcamón foi para o León, também do México, onde conquistou seu único título na carreira, a Liga dos Campeões Concacaf. Ao todo, foram 51 jogos, com 22 vitórias, 13 empates e 16 derrotas. 

*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por