Copa do Brasil

Conheça o Tuntum, adversário do Cruzeiro na segunda fase da Copa do Brasil

Gustavo Andrade
@gfandrade
Publicado em 23/02/2022 às 23:30.
Tuntum avançou para a segunda fase da Copa do Brasil ao vencer o Volta Redonda por 4 a 2 (Tuntum EC/Divulgação)

Tuntum avançou para a segunda fase da Copa do Brasil ao vencer o Volta Redonda por 4 a 2 (Tuntum EC/Divulgação)

Depois de eliminar o Sergipe, o Cruzeiro já sabe quem enfrentará na segunda fase da Copa do Brasil. O adversário será o Tuntum, equipe maranhense que passou pelo Volta Redonda, com vitória por 4 a 2.

O confronto ainda não tem confirmada. As datas previstas são 9, 10, 16 ou 17 de março. O mando de campo já foi definido e será do time maranhense. A segunda fase é disputada em jogo único e, em caso de empate, a vaga na etapa seguinte será decidida em disputa de pênaltis.

O próximo oponente da Raposa na luta pelo heptacampeonato da Copa do Brasil tem apenas oito meses de história e é o clube mais jovem a disputar a competição nacional. 

A seguir, conheça mais sobre o Tuntum.

Como o Tuntum se classificou para a Copa do Brasil?

Fundado em 1º de junho de 2021, o Tuntum se classificou para a Copa do Brasil ao conquistar o título da Copa da Federação Maranhense de Futebol. O clube optou pela vaga no torneio nacional em formato mata-mata, em vez de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.

Em sua campanha na Copa FMF, o Leão dos Cocais, como é apelidado, disputou sete partidas, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota.

O título foi conquistado depois de vitória sobre o Juventude-MA, por 1 a 0 no jogo de ida, e um empate, por 1 a 1, na volta. 

Em 2021, o Tuntum disputou a Segunda Divisão do Campeonato Maranhense e foi vice-campeão, ao perder a final para o Cordino. Foi graças a essa campanha que o time pôde disputar a Copa FMF.

Qual a origem do nome Tuntum?

Tuntum é o nome da cidade de origem do adversário do Cruzeiro na Copa do Brasil. O município maranhense está na região central do estado, a 365 quilômetros de São Luís, e tem pouco mais de 41 mil habitantes.

O nome Tuntum vem da onomatopeia criada pelo toque dos tambores dos índios guajajaras e canelas presentes no interior do Maranhão.

Onde joga o Tuntum?

O Tuntum disputa suas partidas como mandante no Estádio Rafael Seabra, com capacidade para sete mil torcedores.

Nesta edição do Campeonato Maranhense, a equipe jogou duas vezes em casa e somou quatro pontos, com vitória sobre o Cordino, por 3 a 2, e empate com o São José de Ribamar, por 1 a 1.

Foi também no Estádio Rafael Seabra que o Tuntum venceu o Volta Redonda, na primeira fase da Copa do Brasil.

Quem são os destaques do Tuntum?

O técnico do Tuntum é Danilo Brito, de 49 anos. Ele está no comando da equipe desde sua fundação, no ano passado, e foi responsável por conquistar o acesso para a Primeira Divisão do Campeonato Maranhense e uma vaga na Copa do Brasil.

Na vitória sobre o Volta Redonda, os gols foram marcados por Andrezinho, por duas vezes, Vagalume e Maicon marcaram os gols. 

No meio-campo, o Leão dos Cocais conta com Cloves, que teve uma passagem pelo futebol mineiro. Em 2018, ele defendeu o Boa Esporte.

O elenco tem xarás de jogadores famosos, como Negueba, Jô e Thurran — ainda que a grafia correta do nome do ex-atleta francês seja Thuram.

A folha salarial do Tuntum é estimada em R$ 80 mil, segundo informações do próprio clube, que já assegurou R$ 1,37 milhão em premiação na Copa do Brasil.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por