
O Cruzeiro visita o Ceará neste sábado (29), às 21h, na Arena Castelão, pela 36ª rodada da Série A, em duelo que pode colocar o time mineiro na vice-liderança. A equipe também tenta manter a invencibilidade de 15 anos contra o adversário como visitante.
Nos últimos três encontros entre as equipes no Castelão, o Cruzeiro somou dois empates — em 2011 e 2019 — e uma vitória em 2018. A última derrota para o Ceará em Fortaleza foi registrada em 2010, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.
No retrospecto geral, são 13 jogos entre os clubes, com cinco vitórias para cada lado e três empates. O Cruzeiro marcou 17 gols e sofreu 10 no confronto histórico.
As equipes vivem cenários distintos na tabela. O Ceará está em 14º lugar, com 42 pontos, e busca se distanciar da zona de rebaixamento. O Cruzeiro ocupa a terceira posição, com 68 pontos, e pode assumir a vice-liderança em caso de vitória.
Recorde de menos derrotas
O Cruzeiro também disputa um marco na era dos pontos corridos ao se aproximar do recorde de menor número de derrotas em uma edição do Brasileiro. A equipe soma cinco reveses em 35 rodadas e já ultrapassou suas marcas de 2003 e 2013, anos em que foi campeã com oito derrotas em cada temporada.
Para alcançar seu melhor desempenho desde 2003, o time só pode perder mais uma vez nas três rodadas finais. O recorde atual pertence à campanha de 2014, também de título, quando o Cruzeiro encerrou o campeonato com seis derrotas.
Leia mais