Copa Sul-Minas pode ser reeditada com 16 clubes

Alexandre Simões - Hoje em Dia
15/04/2013 às 07:41.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:49

Os 16 clubes que devem disputar a quarta edição da Copa Sul-Minas, em 2014, após 12 anos de interrupção, vão se reunir na sexta-feira, em Curitiba, para conhecerem as diretrizes da competição, em proposta elaborada por dirigentes paranaenses.

Uma certeza é que eles não dão razão ao consultor em marketing e gestão esportiva Amir Somoggi, que, em matéria publicada ontem pelo Hoje em Dia, sobre o fracasso dos estaduais, disse que as copas regionais não são uma boa saída.

Reunidos no dia 5, em Curitiba, os presidentes de Atlético-PR (Mário Celso Petraglia), Coritiba (Vilson Ribeiro de Andrade) e J. Malucelli (Joel Malucelli), além do vice-presidente do Paraná (Luis Carlos Casagrande), formataram o projeto.
“Já fizemos uma reunião entre os quatro representantes do Paraná e alinhamos a proposta, que seria uma primeira fase com 16 clubes, quatro de cada estado, de acordo com ranking da CBF. Isso será apresentado aos outros 12 clubes num almoço, que deve acontecer dia 19, em Curitiba”, revela Malucelli.

Em Minas Gerais, os quatro primeiros colocados no ranking da CBF são: Cruzeiro (10º), Atlético (12º), América (29º) e Betim (35º), que herdou a pontuação do Ipatinga.

O dirigente, que já presidiu o Coritiba, afirma que a união dos clubes será fundamental para a tomada dos passos seguintes para a volta da Sul-Minas. “Se os 16 clubes estiverem de acordo, vamos partir para a segunda fase, que é reunir as quatro federações e contar com o apoio delas para registro de jogadores e tribunal de justiça desportiva. Depois, negociaremos com CBF e TV”, afirma Malucelli, que espera que tudo esteja aprovado até 31 de maio.

Estaduais

Segundo ele, os mineiros, num contato inicial, mostraram-se favoráveis ao retorno da Sul-Minas, que não vai acabar com os estaduais. “Pela fórmula, os estaduais são classificatórios para a Sul-Minas e passariam a ter um calendário mais alongado. Os times da Sul-Minas jogariam o Estadual, pelo menos num primeiro momento, com equipes aspirantes ou sub-23”, conta Malucelli.

Num primeiro momento, a presença de Cruzeiro, Atlético, América e Betim no torneio esteve ameaçada. Por questões culturais, o presidente do Coritiba era a favor da volta da Copa Sul, sem os mineiros.

Petraglia reagiu e afirmou que seria um risco para o futebol do Sul do Brasil: “Nós temos que retomar a Copa Sul-Minas. Eu não sou favorável só à Copa Sul. Por que vamos abrir mão da força do futebol mineiro? Para que se juntem a Rio e São Paulo e façam o triângulo das bermudas mais forte ainda contra nós? Vamos trazê-los. É uma força a mais”, decretou o dirigente, em pronunciamento à rádio oficial do Furacão, único canal de comunicação que utiliza.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por