A última exibição foi de encher os olhos. Quinze dias depois de golear a Universidad de Chile por 5 a 1, com uma apresentação magistral no Mineirão, o Cruzeiro volta a campo hoje pela Copa Libertadores. Vencer o Defensor, do Uruguai, às 19 horas, no Estádio Lui Franzini, em Montevidéu, é fundamental para as pretensões da Raposa, que sonha com o primeiro lugar do Grupo 5.
Apesar de a história comprovar que o time estrelado já viveu algumas decepções importantes no país que recebeu a primeira Copa do Mundo, o retrospecto recente anima os torcedores celestes. Nas últimas cinco vezes em que atuou na capital uruguaia, o Cruzeiro venceu quatro e empatou um jogo.
As últimas passagens pelo país vizinho foram bem satisfatórias. Em 2009, levantou a taça de campeão do Torneio de Verão depois de vencer Atlético e Nacional, no Estádio Centenário. O goleiro Fábio e o volante Henrique são os únicos jogadores que ainda estão no grupo e participaram daquela conquista.
Um ano depois, o Cruzeiro voltou a Montevidéu pela Copa Libertadores de 2010. Depois de vencer o duelo de ida contra o Nacional, no Mineirão, por 3 a 1, o time comandado na época por Adilson Batista goleou os donos da casa por 3 a 0 no encontro de volta, no Estádio Parque Central. Com o resultado, a Raposa avançou às quartas de final da disputa.
Mas não foi sempre assim. Em duas ocasiões, os atletas cruzeirenses voltaram para a capital mineira cabisbaixos. Em 1967, mesmo com um time recheado de talentos, como Tostão, Dirceu Lopes e Piazza, os comandados de Airton Moreira foram eliminados da semifinal da Libertadores.
A decepção voltou a fazer parte da história celeste no Uruguai exatamente dez anos depois. No jogo desempate da final da Libertadores de 1977, o Cruzeiro deu adeus ao sonho do bicampeonato ao perder a disputa de pênalti para o Boca Juniors, da Argentina, por 5 a 4, depois do empate em 0 a 0 no tempo normal.
Outro jogo
A chave do Cruzeiro está toda embolada. Todos os times venceram uma partida e perderam outra. O adversário desta noite vem de uma goleada por 4 a 1 sobre o Real Garcilaso, do Peru, na rodada passada, e foi derrotado por 1 a 0 na estreia pela Universidad de Chile. Real Garcilaso e Universidad de Chile também jogam nesta terça, às 23h30, no Peru.