
Os quase 60 mil cruzeirenses que foram ao Mineirão neste domingo esperando uma festa com show e vitória tiveram que se contentar com um empate heróico do Cruzeiro contra o Criciúma. Hygor abriu o placar para o Tigre no primeiro tempo. A Raposa, que teve Rafa Silva expulso no segundo tempo, conseguiu o empateaos 45 da etapa final, com Bruno Rodrigues, evitando a primeira derrota cruzeirense como mandante na Série B.
Na próxima quinta (8), o Cruzeiro volta ao Mineirão, desta vez para encarar o Operário, em busca de mais um passo rumo ao acesso. O jogo será às 21h30.
O jogo
Com o apoio da torcida, o Cruzeiro começou em cima, com o zagueiro Lucas Oliveira arriscando de longe para defesa de Gustavo antes do primeiro minuto de jogo. Seis minutos depois, Daniel Jr. acionou Edu, que bateu firme, mas foi travado. O próprio Edu ficou com a bola e voltou para Daniel, que soltou o pé e obrigou Gustavo a fazer boa defesa. Apesar dos dois chutes perigosos, o Criciúma conseguiu segurar o ímpeto do Cruzeiro e da torcida nos primeiros 15 minutos.
Os 10 minutos seguintes foram truncados, sem grandes chances para os dois lados. Aos 26, Daniel Jr. foi acionado após Edu recuperar a bola. Ele encarou a marcação e bateu com desvio, ganhando o escanteio. Na cobrança, o Cruzeiro tentou uma jogada ensaiada, com cobrança rasteira, mas não conseguiu finalizar.
Aos 39 minutos, em falha de comunicação entre Brock e Lucas Oliveira, o atacante Hygor aproveitou, recuperou a bola dentro da área e soltou o pé para abrir o placar, sem chances para Rafael. O Cruzeiro não conseguiu impor uma reação nos minutos finais e ainda viu dois jogadores defensivos, Bidu e Machado, levarem cartão amarelo.
Para o segundo tempo, Pezzolano voltou com três alterações, com Lincoln, Bruno Rodrigues e Jajá nas vagas de Edu, Bidu e Wesley Gasolina. Logos aos dois minutos, Cristovam falhou ao tentar cortar a bola, Luvannor ficou com ela, invadiu a área e exigiu mais uma boa defesa do goleiro Gustavo. O Cruzeiro imprimiu pressão nos 15 minutos iniciais da etapa final, mas sempre pecando na hora de finalizar as jogadas.
Aos 16 minutos, o Cruzeiro construiu uma grande contra-ataque, com Lincoln ligando Luvannor, que cruzou para Jajá escorar para o próprio Lincoln bater, mas a bola saiu fraca, tranquila para o goleiro do Criciúma. Aos 24, mais uma boa chance para o Cruzeiro que parou em Gustavo, desta vez em chute de Jajá, dentro da área. Aos 36, Daniel Jr. arriscou de dentro da área e viu mais uma defesa do goleiro catarinense. Aos 39, Rafa Silva, que entrou aos 36 minutos, se irritou com cera feita por Gustavo e reclamou com o árbitro, ao levar amarelo, ele seguiu reclamando e foi expulso.
Aos 45 minutos, Bruno Rodrigues aproveitou bola que sobrou na marca do pênalti e empatou o jogo, com chute sem chances para Gustavo.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 1x1 Criciúma
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock (Geovane Jesus); Wesley Gasolina (Jajá), Neto Moura, Filipe Machado e Bidu (Bruno Rodrigues); Luvannor (Rafa Silva), Daniel Jr. e Edu (Lincoln). Técnico: Paulo Pezzolano
Criciúma
Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Zé Marcos e Heldes; Marcos Serrato, Marcelo Hermes (Henrique) e Arilson; Caio Dantas (Fernando Viana), Fellipe Mateus (Rômulo) e Hygor (Rafael Bilu). Técnico: Cláudio Tencati
Motivo: 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 4 de setembro de 2022 (domingo)
Local: Mineirão
Arbitragem: Marielson Alves Silva, auxiliado por Jucimar dos Santos Dias e Daniella Coutinho Pinto, trio da Bahia.
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Gols: Hygor (Criciúma), aos 40 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Bidu, Filipe Machado, Neto Moura, Rafa Silva (Cruzeiro); Zé Marcos (Criciúma)
Cartões vermelhos: Rafa Silva (Cruzeiro)